domingo, 19 de dezembro de 2010

8

Resenha: Orgulho e Preconceito


Livro: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen

Editora: Martin Claret

Nota: 5 Estrelas



* Prêmio Excelência do Blog



Na Inglaterra do século XVIII, a família Bennet vive a preocupação de ter uma casa ligada a um parente distante, pouco dinheiro e 5 filhas.Enquanto a mãe, passa todo o tempo tentando casar as filhas, o pai se preocupa mais com outras coisas, como ficar longe da sua mulher.

Elizabeth Bennet é a segunda irmã, e tem a mente fugaz e um pensamento avançado para o seu tempo.

Quando um solteiro, rico e com boas relações, Mr. Bingley, chega a Meryton, a Sra. Bennet vê a oportunidade de casar uma das filhas, junto com Bingley vem as suas irmãs e o seu amigo, Mr.Darcy.

Nesse ambiente de bailes, jantares e encontros casuais, a vida das irmãs Bennet serão mudadas para sempre, inclusive a de Lizzie, que junto com Darcy aprenderá uma grande lição e o mais importante, se apaixonará.

Quando estamos fazendo uma resenha, mas do que a preocupação em contar tudo o que sentimos ao ler o livro, temos que tomar cuidado com uma coisa: SPOILER!

É muito fácil, mas muito fácil mesmo contar alguma coisa essencial a leitura, é a mesma coisa que contar para alguém que nunca assistiu a O Sexto Sentido, que o Bruce Willis está morto (Opsss!!!), portanto o cuidado tem que ser redobrado.

Com um livro super comentado e com uma versão para o cinema de sucesso, é quase impossível, não revelar nada de importante, mas tentarei!

Quando Elizabeth Bennet é apresentada, ainda não podemos ter certeza que tipo de heroína ela é, e acho que nem no final do lviro conseguimos criar uma visão clara dela. Ela é claro, inteligente, sagaz, esperta, carinhosa e espontânea, mas são qualidades que vão sendo mostradas aos poucos.

Assim como o mocinho, Mr. Darcy, temos uma visão muito limitada dele no começo, e é só já quase na metade do livro, que conseguimos perceber a sua real faceta.

Mas a primeira coisa que é mostrada dos dois são os seus maiores defeitos. O Orgulho ( no caso de Darcy) e o Preconceito ( no caso de Lizzie), e o livro acompanha a jornada de ambos para superar esses defeitos.

Eu já li esse livros umas 6 vezes e até hoje é difícil para mim entender o porque eu gosto tanto dele e porque Lizzie é em minha opinião a mocinha mais maravilhosa de todos os livros, e porque Mr. Darcy é o cara mais perfeito desse mundo.

Desculpe, Edward Cullen, mas vai ser muito difícil apagar a memória de Darcy da mente, antes de lembrar de você.

Darcy, é o que todas nós mulheres queremos, um homem de boa índole, que cuide de você e que possa contar. Um homem que não meça esforços para estar com você e que acima de tudo quer ver você feliz.

"É uma verdade universalmente conhecida, que um homem solteiro na posse de uma bela fortuna, deve estar necessitando de uma esposa."

Um homem que mesmo sendo fechado e ás vezes até um pouco rude dependendo do caso, não hesite em declarar o seu amor por você. Um homem gentil, educado e se puder ter um pouco de dinheiro, ainda melhor. ( Meio difícil, em mulherada??)

Já Lizzie, é a heroína perfeita! Ela não tem nada de especial, nem é a mais bonita das irmãs, mas com a sua inteligência consegue atrair o homem mais respeitável possível!

Tirando toda a estória de Lizzie e Mr. darcy, há ainda diversos personagem interessantes, que ajudam a criar o livro, ligando as tramas.

Da doce e linda irmã mais velha de Lizzie, Jane, que se interessa por Mr. Bingley indo até o chatíssimo Mr. Collins, primo de Lizzie que chega a pedir em casamento, chegando em Lady Catherine de Bourg, tia de Darcy, que mesmo sem querer faz um papel importante no romance dos dois.

Das 4 irmãs de Lizzie, somente Mary é um pouco apagada da estória.

A escrita de Jane, é gostosa e flui bem, sem nenhuma parada e multi acontecimentos, como acontece em Razão e Sensibilidade, nesse a estória é contada dentro do seus ritmo e podemos ir apreciando cada personagem e aspecto. Lizzie em boa parte é uma grande observadora dos eventos, sem notar que ela é a estrela da estória.

Jane, entrega com essa obra uma perspectiva diferente para a família Bennet, e a certeza de que mais importante que amor e dinheiro, é preciso também ter respeito entre os cônjuges. A primeira versão do livro, foi escrita com ela ainda jovem, sendo revisado e vendido depois.

Se pudesse fazer uma pergunta para Jane, seria com qual personagem ela mais se parecia. Tenho a tendência em associa-lá com Lizzie, porque Lizzie é a minha mocinha favorita e tudo mais, porém talvez ela fosse mais parecida com a própria Jane, do que com a Lizzie.

Seria a Lizzie inspirada em sua irmã? Ou em alguma prima? Será que ela chegou a conhecer um homem tão orgulhoso como Mr. Darcy, e simplesmente imaginou que ele não seria tão mal assim? Ou será que ela simplesmente conheceu um homem maravilhoso e colocou um monte de defeitos no cara só para ficar muito chato?

São tantas perguntas em aberto, e as discussão são só baseadas em suposições, suposições, suposições! Queria ter respostas concretas para muitas perguntas

Talvez um dia quando estiver no céu, encontre com Miss Austen e possa fazer todas essas perguntas para ela, ou talvez passe a eternidade me questionando as mesmas coisas. Suposições, suposições, suposições!

Enquanto isso, vamos ler o melhor livro já feito!


Fanny Ladeira


* Selo de Excelência foi um selo criado para aqueles livros que 5 estrelas parece muito pouco! Desde o começo do blog esse é o 4° livro a ganhar, o primeiro foi O palácio de Inverno, de John Boyne, o segundo Comer Rezar Amar e o 3° foi A Batalha do Apocalipse do Eduardo Spohr

8 comentários:

  1. Isso aí, nada de spoiler, se não estraga a história. Detesto descobrir coisas antes.
    Ainda bem que eu já assisti O Sexto Sentido, pq se vc tivesse me revelado isso sem eu assistir... AI DE VC!!! rsrsrs
    Amo essa frase q vc destacou do livro, Jane é tão maravilhosamente irônica!!!
    Eu também queria encontrar Jane e fazer uma entrevista com ela, mas isso seria um tanto sinistro, visto q ela está morta...

    Como Jane Austen é uma das minhas escritoras favoritas (juntamente com Clarice Lispector- mais uma coisa q temos em comum e Jostein Gaarder) e sua também, acho q posso absolutamente confiar em seu gosto pela leitura! Sendo assim, já estou anciosa por ler esses outros a quem vc deu o selo de excelência.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente a-m-o essa obra-prima de austen, e acho que requer muita sensibilidade do leitor para realmente entender o sentimento e a mensagem q passa. Gostaria de ler outras obras da Jane, mas acho que nenhum tem a escrita fluida (como você muito bem colocou) como esse livro, que nada mais é que uma arte!!'o'
    O que mais me chamou a atenção, é que não é um romance "meloso" como os atuais. É inteligente, sagaz e muito irônico(marca da Jane).Tem algum livro DE ÉPOCA que você ache parecido ou ao menos tão bom quanto esse que me recomende(sem ser razão e sensibilidade nem a abadia de notheranger)? Obg ;P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debi!

      É tão bom encontrar alguém que também ama Jane e o mais importante, esse livro! Eu me sinto como que encontrando uma velha amiga.

      Há muito livros por aí, mas esse é definitivamente um dos melhores!

      Qaunto aos livros, eu não gostei de O morro dos ventos uivantes, mas tem uma estória de amor interessante ( apesar de não ter me tocado).
      Da Jane, eu recomendaria Persuasão e Emma. Persuasão é lindo e tem uma estória de amor um pouco complicada, mas muito bonita.

      Já Emma, apesar de um pouco parado em algumas partes, no final faz valer a pena.

      Outro romance clássico que recomendo é Anna Karenina. Uma dávida!

      Obrigada pela visita!

      Beijos!

      Excluir
  3. Mais uma coisa: Darcy é... 100000!! *-* hahahaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que o Darcy é mais que 100000! Amo, Amo, Amo! =D hahahhahaha

      Excluir
  4. Obrigada! ^_^ Vou comprar mesmo Persuasão. Acabei de adquirir ontem "Razão e Sensibilidade". É claro que não serei ingênua nem presunçosa o bastante ao ponto de fazer qualquer comparação com esse livro maravilhosamente maravilhoso da Jane, que é Orgulho e Preconceito. Ainda assim, espero deixar minha desconfiança de lado e começar mais essa obra-prima da Austen, ainda que a minha capa seja feia!! hahah Mas só depois das provas :/ Quanto ao Darcy... sem palavras! Continuem atualizando o blog, sempre vejo e foi graças à ele que conheci esse livro da Jane e mais alguns que hoje tenho o orgulho de dizer que são meus ;P
    Obrigada pelas indicações, beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é! Façam mais resenhas dos livros da Jane, seria ótimo. Bjs

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!