domingo, 12 de dezembro de 2010

4

Especial Jane Austen: A sua Inglaterra



Hoje em dia, temos a acesso a diversas culturas e países e conseguimos até identificar algumas coisas que são clichês.

Mas no século 18, viajar era para poucos, e o único acesso era através de livros de relatos. Para Jane, a vida sempre foi dentro da Inglaterra e seguindo isso os seus livros acompanharam isso. Mas como que era cada cidade que Jane morou?

Será que de alguma forma esses lugares e viagens por dentro do país impressionaram ela a criar algumas cenas? Provavelmente, sim! E agora vocês poderão conhecer um pouco.

A Inglaterra de Jane



Steventon, cidade em que Jane morou durante 25 anos de sua vida, fica entre a rota de duas importantes estradas, que liga o norte á Londres. A cidade sempre foi usada para descanso durante a jornada, por isso até hoje possui diversos B&B que mantém em pé a tradição, embora hoje a jornada seja mais rápida.

A cidade mais importante perto é Oxford, porém é sabido que assim como as irmãs Bennet, Jane adorava caminhar até um vilarejo perto Popham Lane, aonde enviava as suas cartas.

A casa aonde Jane morou em uma casa, tinha 7 quartos, em possuía um pequeno celeiro, e uma cerca viva. Anos depois eles, acrescentaram uma pequena passagem que ligava a casa a Igreja, aonde seu pai era clérigo.


A casa passou para irmão de Jane, quando o pai se mudou com a família para Bath, depois da aposentadoria.

Porém alguns anos após a morte de Jane, a casa foi demolida.

O lugar da construção permanece intocado.






Porém a Igreja, que seu pai era ministro, permanece em pé até hoje.

Dentro dela há algumas relíquias da família.


Morando em Steventon, a maioria parte da sua vida, ela escrever A Abadia de Northanger, Razão e Sensibilidade e Orgulho e Preconceito.

Ela tinha uma vida social bem agitada, e manteu até o final da vida várias amizades conquistadas nesse lugar. Aqui também ela conheceria Tom Lefroy, que é considerado o grande amor da sua vida.


Estudando fora de Casa


No final do século XVIII, a educação poderia ser ministrada de três formas:

- Por uma tutora, que ensinava todas as matérias, além de também praticar outras coisas como piano, pintura e etiqueta. Os mais ricos levavam essas tutoras para morar em suas residências, e elas davam aulas para todos os filhos.

- Em um internato, que era uma escola normal, aonde a criança morava durante o ano letivo, e só voltava para a casa nas férias, e nas festas de final de ano.

- Sendo educadas em casa, a família, aproveita todo o conhecimento guardado para poder ensinar as filhas, essa tarefa era dedica a mãe, porém em alguns casos o pai e o irmãos mais velhos também auxiliavam.

Jane experimentou as três.

Quando ainda era uma criança, foi enviada junto com Cassandra, para ter aulas com uma tutora em Southhampton, nos arredores de Oxford.

Oxford era é conhecida até hoje, principalmente pela sua grande rede de intelectuais, fornecida principalmente pela Universidade de Oxford, que fica na cidade.

Nessa cidade ainda viveria, além do tempo de Austen, Lewis Carroll ( matemático formado na Universidade e autor de Alice no país das Maravilhas), J.R.R. Tolkien ( Autor da série O senhor dos Anéis) e C.S. Lewis ( Autor de As crônicas de Nárnia).

Para quem é fã da literatura fantástica, também lembra de Oxford das aventuras do livro A bússola de Dourada.

Se Jane tivesse nascido homem, ela teria sido enviada para a Universidade e com certeza teria ganhado muito dinheiro em vida com suas obras, porém o destino fez com que ela fosse privada de ter a oportunidade de ter tal educação ( não que hoje, analisando a sua obra faça muita diferença), a Universidade é citada em vários livros de Jane.

A experiência de Jane, porém em Oxford não foi das melhores, e ela teve que ser enviada para casa depois de ficar a beira da morte, assim, tanto ela, quanto Cassandra, voltaram para Steventon.



Algum tempo depois, ela foi enviada para um internato em Reading, que depois serviria de inspiração para a descrição do internato citado em Emma.



Mudança para Bath

Quando o pai de Jane, se aposentou, ele resolveu mudar de cidade e ir morar em Bath, cidade que podia atender mais as suas necessidades.

A cidade teve um impacto muito grande em Jane, já que o livro A Abadia de Northanger, se passa na cidade.

A força de Jane também ajudou a cidade a se tornar um referencial no circuito de adoradores de Austen. Todo ano em Setembro é organizado um festival, durante uma semana as pessoas são convidadas a participar das atividades totalmente caracterizadas.

A cidade também mantém um centro, sobre a sua mais famosa moradora. Para quem quer saber mais sobre o festival pode acessar: http://www.janeausten.co.uk/



Chawton

Depois de serem convidadas para morar com Edward. Jane finalmente teria a oportunidade de fazer com que Chawton virasse uma cidade turística por causa dela.

Assim como em Bath, os visitantes tem acesso a um museu, porém esse é localizado na antiga casa de Jane na cidade. Lá você encontra alguns cómodos recriando as cenas do cotidiano, além de itens como o piano de Austen, usado no filme Amor e Inocência, e vários outros itens de uso pessoal.



Winchester, a última morada



Jane foi enterrada na Catedral de Winchester, aonde permanece até hoje.

Na Catedral, que tem a forma de uma cruz, estam enterrados ainda regentes e outras personalidades.

Quando Jane, morreu foi colocada uma placa, trocada depois. A placa que permanece até hoje.

Em um das linhas se pode ler:
"O luto de todos, é em proporção ao amor por ela, que eles sabem que será irreparavél"


E aí, quem mais tá com vontade de conhecer essa Inglaterra?


Fanny Ladeira

4 comentários:

  1. EU!
    Visitar a cidade de Oxford e sua universidade é meu sonho de consumo. Amo Tolkien e já que ele foi professor da universidade... Claro que visitaria Bath, Chawton e outros lugares... Tá legal, acordando pra realidade.
    Adorei esse post!

    ResponderExcluir
  2. Estou babando nessas fotos *-*
    Acredita que ainda não li um livro da Jane?
    Estou com "Orgulho e Preconceito" aqui me chamando mas... são tantos livros na fila que está ficando para depois rsrs

    Estou adorando o especial!
    Beijos,

    Vanessa Pereira
    Nerds Leitores

    ResponderExcluir
  3. Que sonho...adoro a Inglaterra; quem sabe um dia..se ganhar na Megasena..rs..o post ficou otimo!

    ResponderExcluir
  4. Ai... Que vontade deu de conhecer esses lugares!!!
    Acho a Inglaterra fascinante, principalmente por todos as histórias que eu li que se passam lá!
    Nossa! Um post tá melhor que o outro! Vc trás informações preciosas para qualquer fã!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!