sábado, 11 de dezembro de 2010

5

Especial Jane Austen: Resenha - Northanger Abbey


Livro: A Abadia de Nothanger
Autora: Jane Austen
Editora: Penguin Classics ( minha cópia)
Nota: 3,4 estrelas

Ninguém esperaria que Catherine Morland, se transformaria em uma bela dama, e que conseguiria impressionar me bailes com a sua beleza.

Mas quando ela é convidada para passar uma temporada em Bath, aos 17 anos, ela vai conhecer vários tios de pessoas, e descobrir que nem tudo que você lê nos livros, pode ser interpretado como real.

Catherine Morland, é uma heroína, mas ninguém sabe disso, nem mesmo ela. A sua família, vendo ela se comportando como um garoto durante a infância, poderia suspeitar ainda menos. Porém a medida que os anos vão passando Catherine, vai se tornando a heroína que ela nasceu para ser.

De todos os livros de Jane que já li ( estou lendo Emma e ainda não li Lady Susan), esse é de longe o que podemos, ou pelo menos temos essa impressão, de estar mais "dentro" dos pensamentos de Austen. A narrativa é fácil e gostosa, e a estória já começa de uma forma diferente, na primeira página já sabemos que Catherine será a grande mocinha do livro.

"Mas quando uma jovem dama é para ser uma heroína, a perseverança da família para acabar com isso, não vai segura-lá. Algumas coisas devem e irão acontecer, para jogar o herói em seu caminho."


Quando ela é mandada para Bath para passar uma temporada a sua vida mudará, porém por enquanto ela é só uma menina de 17 anos, que tem como referencial para a vida, os romances que ela lê. A partir deles ela cria estórias e acha que tudo é igual na vida real.

Em Bath, ela é exposta, a vários tipos de pessoas, e faz algumas amizades, as mais significativas com Isabela, que depois ficará noiva de seu irmão, e Henry e Elionor Tilney, que moram perto de da Abadia de Northanger.

Catherine e Elionor, ficam amigas automaticamente, e Elionor a convida para passar um tempo em sua casa em Northanger, animada com a leitura de "Mysteries of Udolpho" um romance gótico, que descreve a Abadia, como um lugar gótico e escuro, ela resolve aceitar a oferta. Só para se decepcionar com a descrição do livro.

Porém a imaginação de Catherine, ainda a colocará em apuros e em uma situação complicada com Henry, colocando em risco a amizade, e possível romance entre os dois.

Em um momento, Catherine, terá que enfrentar a sua imaginação, a traição de uma amiga querida, uma volta para casa desacompanhada, e até mesmo a desaprovação do Mr. Tilney, pai de Henry e Elionor, para conseguir se tornar a heroína do livro.

Afinal, grandes heroínas são difíceis de se achar, e é necessário que primeiro, elas decidam colocar o livro do lado e começar a viver a vida delas, de acordo com a realidade.

Para depois, terem a oportunidade de se tornarem as heroínas das suas próprias histórias.

Os detalhes do livro


A cidade de Bath, que é retratada em parte do livro, é a cidade que Jane se mudou junto com o pai no final do século 18.

Nas cartas que ela trocou com Cassandra durante esse período, ela demonstra que não gostava muito da cidade, mas como oferecia eletrecidade e encamento, e assim elevava a qualidade de vida de seu pai, a família morou ali até a sua morte.





Duas fotos de Bath, atualmente, mas com uma arquitetura um pouco antiga.

A cidade fica localizada no Sudoeste da Inglaterra, e é uma das cidades mais visitadas da Europa.











Mysteries of Udolpho, livro citado e usado como guia por Catherine, realmente existe e foi escrito em 1794, por Ann Radcliffe. No livro, o personagem sofre com a morte do pai, desentendimentos e um castelo mal assombrado.

Northanger, foi o primeiro livro de Jane a ser vendido, em 1803, apesar dela já ter escrito Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, ele foi vendido por 10 £, pelo seu pai, para um editor. Quando esse livro chegou nas mãos da editora, ela decidiu não publica-lo.

Ele seria publicado somente em 1817, depois da morte da autora.

Há várias capas internacionais, abaixo você confere as mais bonitas:















Uma ótima pedida, e não tem nem desculpa, esse livro já foi lançado no país, em uma edição especial bilingue! Corre e pega o seu!

Fanny Ladeira

5 comentários:

  1. Quando eu fui á livraria eu vi a edição bilingue porém achei cara !!! Estava 60 reais =/
    vou esperar baixar o preço, pois estou doida para ler esse livro e quero fazer uma coleção da Jane Austen ^^

    Beeijos

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã desse livro, é o único de Austen que não me inspira nada. Mas adoraria conhecer Bath, aiai...

    ResponderExcluir
  3. Achei a estoria bem interessante, mas vou ter que le-lo em ingles mesmo, que eh a edicao que tenho.

    ResponderExcluir
  4. Por que será que só tem em edição bilíngue? =P
    Um montão de capas mesmo, uma mais linda que a outra.
    Tenho que ler esse livro URGENTEMENTE! Como eu posso me considerar fã se não li todos?! Falta só esse e outro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse livro! Mas a nota foi justa. Talvez por ter sido escrito no período juvenil da Austen, e como se ela ainda estivesse definindo seu estilo literário (embora nunca tenha mudado-o drasticamente)esse não seja o mais profundo dos livros dela nem o mais representativo do seu estilo. Como diz a capa da minha edição, é o mais rápido e divertido (muito mesmo) livro da Jane Austen. ^^
    Bjs ;*

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!