domingo, 12 de dezembro de 2010

6

Especial Jane Austen: Resenha - Mansfield Park

Livro: Mansfield Park
Autora: Jane Austen
Editora: Penguin Classic ( minha cópia)
Nota: 3,0 estrelas

Tudo começa quando três irmãs tem casamentos distintos, a primeira se casa com um rico cavalheiro, que tem negócios no exterior, a segunda com uma cavalheiro de poucas posses, as com cuidado e sem filhos eles conseguem ter uma vida agradável. Já a terceira irmã, se casa com um pobre e para completar teve 9 filhos.

Quando elas recebem uma carta com um pedido de ajuda da irmã, Mrs Norris e Lady Bertram decidem que chegou a hora de ajudar e resolvem acolher uma das filhas da irmã, para que o seu fardo diminua. A escolhia é Fanny Price, uma menina magra, pequena e tímida, que vai morar com Lady Bertram.

Desde o primeiro momento, as filha de lady Bertram, Maria e Julia, além do menino Tom, tiram sarro de Fanny e resolvem a deixa-la de lado. Com a distância das primas e tendo que sobreviver no ambiente de Mansfield Park, Fanny acaba encontrando consolo no único primo que lhe é gentil, Edmund.

Anos se passam, e todos agora já estão adultos, porém quando o Sir Thomas, marido de Lady Bertram, resolver viajar para resolver negócios no exterior, Mansfield Park, será transformada em uma ambiente não muito familiar. Com a ajuda de um casal de irmãos, Mary e Henry Crawford, os filhos serão desviados, inclusive Edmund.

Chega a hora de Fanny fazer as suas próprias decisões, e com os olhos de uma observadora, ela conseguirá seguir o caminho certo?

Quando comecei a ler Mansfield Park não tinha a menor ideia que iria ler um dos livros mais tristes de Austen. Fanny Price ( que nome mais lindo para uma heroína!) é tão mal tratada em Mansfield que chega a dar raiva dos personagens.

Os dois irmãos Mary e Henry, trazem todo o mal pra dentro da mansão, não que ele já não esteja lá, mas ele vai ficando cada vez mais aparente, a medida que os dois vão conquistando a confiança da família, menos de Fanny, é claro. Ela desde o principio consegue perceber que existe alguma coisa de errada com os dois.

A influência dos dois é tanta, que eles conseguem fazer a família montar uma peça a ser encenada no retorno do Sr. Thomas.

Henry, até mesmo fica flertando com Maria, a prima de Fanny, que já está noiva por obrigação, ela começa a tratar o noivo de forma fria, depois da aproximação de Henry. Já Mary, joga o seu charme para Edmund, que responde de forma rápida e já fica todo animado com a companhia.

As duas tias, as primas, e de um jeito totalmente sem piedade, o próprio tio, mais para o final do livro. O único que dá mais atenção para Fanny, é Edmund, e olha que isso não é lá grande coisa.

Sim, ele dá mais atenção e tenta defender a prima sempre que pode, mas quando Mary Crawford está por perto, a prima é colocada de escanteio novamente. Sem querer estragar o final de todo mundo, mas o Edmund é o pior dos mocinhos, dos livros de Jane.

Se alguém leu e viu alguma outra coisa nele, pode até defender a sua opinião abaixo nos comentários, mas a única coisa que percebi nele é uma pessoa mesquinha e que se deixa levar facilmente... Aí alguém pode falar, mas ele foi contra muitas coisas inclusive contra a peça.

Sim, ele foi, no começo, mas só foi ser convidado para fazer um papel que seria interesse amoroso de Mary para mudar de idéia no mesmo momento, enquanto Fanny fica resoluta na sua posição.

Ele ainda por cima vem falar, dos seus sentimentos sobre Mary para a Fanny! Como diria a minha chefe, É pra acabar!

Depois há uma reaproximação de Fanny com o irmão mais velho, William, e depois com a família, que ela não tem o menor contato.

O livro tem uma estória um pouco mais forte, porém o estilo de Jane está ali, embora seja um pouco mais fechada e séria que seus outros romances. O livro se estende um pouco demais, mas nada que estrague a graça de quem quer sempre mais de Austen.

Fanny entra no hall das heroínas, com um pouco mais de recato e timidez, do que as outras, mas mesmo assim ainda tem um lugar de destaque.

Aprovado!

Fanny Ladeira

P.S.: Eu ainda preciso de mais, muito mais comentários, nos post sobre o Especial para rolar o Prêmio de Top Comentarista!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ainda nao li esse; sera o proximo.

    ResponderExcluir
  3. bom d+!
    amoooO loucamente!
    vcs estão de parabens!!
    aq é uma fonte de conhecimento inesgotavel!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai, ai...
    Esse é um dos dois livros que me faltam pra ler dela!!!
    Tô muito ansiosa, desesperada. PRECISO comprá-lo da próxima vez que fizer uma mega compra pela internet. Na última comprei um especial dela maravilhoso com séries da BBC.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amo Jane Austen, e pra mim, este é o segundo melhor dela (Orgulho e Preconceito fica em primeiro). Adoro o ritmo que ela dá à trama, e como constrói a estória de cada personagem.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!