domingo, 28 de novembro de 2010

3

Resenha: A Batalha do Apocalipse

Livro: A Batalha do Apocalipse
Autor: Eduardo Spohr
Editora: Versus
Nota: 5 estrelas


* Selo de Excelência


Há muitos e muitos anos, tantos quanto o número de estrelas no céu, o paraíso celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o Dia do Juízo Final.

Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas. Único sobrevivente do expurgo, Ablon, o líder dos renegados, é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na Batalha do Armagedon, o embate final entre o céu e o inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro da humanidade.

Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano, das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval, Esta obra não é apenas uma viagem pela história humana, é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, repleto de lutas heróicas, magia, romance e suspense.

Até agosto desse ano eu não tinha ouvido falar desse livro, passeando pela Bienal até cheguei a pegar nele, e dar uma olhada mas foi uma coisa bem superficial, no outro final de semana, consegui encontrar com a Bruna do http://acidberry.blabous.net/ , e ela estava com esse livro para pegar o autográfo e começou a me contar um pouco.

De cara eu já me interessei pela estória, e já fiquei doida para comprar, mas como o meu orçamento já tinha acabado, ficou para depois, mas cumpri a minha promessa e adquiri um mês depois, e não me arrependo, nem por um centavo gasto nele! Gastava o dobro se fosse necessário.

A narrativa é tão rica, mas tão rica, que eu até estranhei um pouco no começo, mas que se mostra necessária para contar um estória sobre os anjos, o capricho com os palavras, combina com a narrativa e com o assunto abordado, é como se não fosse possível contar de outra forma.

E é assim durante as suas 586 páginas, o herói do livro, Ablon, é obrigado a ficar na Terra vendo todos os tempos e presenciando as grandes civilizações. De Babel, passando por Enoque, Atlatida, Sodoma e Gomorra, Alexandria, Roma Antiga e muitos outros momentos da história humana é mostrado, elas servem de plano de fundo para a jornada do herói em busca da sua redenção.

Ablon, tem como companheira de eras, Shamira, uma feiticeira que ele resgata de Babel, e juntos os dois vão se ajudar em diversos momentos. É interessante presenciar o romance, ou melhor o não-romance dos dois, já que apesar de ser uma coisa muito certa que ambos querem isso, eles não chegam a ter um envolvimento muito dramático, porém é lindo a estória dos dois e como a vida deles se enlaçam.

Gostei também de ter sido abordado esse lado mais possessivo e invejoso dos anjos, se Lucifer caiu em tentação, quem garante que os outros também não tenham?

Quando esse livro cair na boca do povo (povo normal, tá?) vai ter muito fanático religioso condenando o Spohr, mas a narrativa dele é tão sem preconceitos e ligamentos com religião que fica muito fácil defender o trabalho do cara, além disso adoro como ele dá uma explicação muito convincente e tocante para o conceito de Deus Onipresente, comentada em uma das melhores partes do livro.

Durante a estória a diversos flashback, que ajudam o leitor a conhecer cada aspecto de Ablon, e é um melhor que o outro. O meu favorito é quando passa o esforço dele para chegar em Jerusalém para proteger a criança sagrada, muitas coisas acontece nesse caminho e somos apresentados para a personagem humana mais interessante da estória Flor do Leste.

"Eles não pretendiam, como eu, retornar aos Sete Céus e destruir os arcanjos. Não queriam se mártires ou heróis. Não se importavam de morrer, contanto que sua virtude fosse passada adiante. Confiavam em mim, talvez mais do que eu mesmo, e por isso arriscavam a vida. Eu os carregaria comigo se pudesse; levaria o corpo de ambos de volta ao paraíso, para que fossem aclamados. Mais isso era impossível. Seus valores porém, viveriam para sempre comigo. A coragem, a honra, a verdade, a justiça. Os renegados estariam sempre lutando ao meu lado, estivessem vivos ou mortos."


Tão aterrorizante como a um renegado sentindo toda a sua Ira de Deus, é ver a destruição da Terra, promovida pelos próprios humanos, na verdade são eles que começam os eventos que iram levar ao Apocalipse, é assustador porque sabemos que tudo aquilo pode acontecer.

Só esperava um pouco mais do final, com um livro tão magnifico achei que o final não acompanhou muito, mas mesmo assim não deixou de ser emocionante, só que esperava um pouco mais.

A narrativa é bem visual, você vai rodando um filme na cabeça, a parte que me deu arrepios foi uma luta de Ablon em plena Ponte Rio-Niterói, eu literalmente vi essa cena na minha mente!

Eu sinceramente espero que esse livro se torne uma mini-série, como foi Taken e Band of Brothers, são muitos detalhes e cortar alguma coisa seria um sacrilégio(desculpe o trocadilho), e sinceramente também acredito que na hora que esse livro for publicado em inglês vai ser um sucesso também lá fora!

Depois que comprei fiquei falando para todo mundo que tinha que pegar o autografo dele, antes que ele fique muito famoso, e não vai demorar muito não! Agora consegui que a minha cópia assinada por ele, a preocupação diminuiu!

Como o livro é bem grandinho, é uma boa pedida ler agora nas férias, você vai se perder demais se ficar parando, e eu te falo: Vai valer a pena!

Tenho muito orgulho do Eduardo por ter conseguido escrever essa obra-prima, e mesmo(bate na madeira três vezes) se ele não escrever mais nada, somente esse livro já o colocou na fileira da frente dos grandes escritores brasileiros.

Orgulho Nacional! Orgulho Nerd!

Nerd Power Sempre!


Fanny Ladeira

Eduardo Spohr é escritor, jornalista, blogueiro e participante do NerdCast, o podcast do site Jovem Nerd. É autor do romance “A Batalha do Apocalipse” e atualmente ajuda a gerenciar o selo editorial NerdBooks, voltado à literatura fantástica. É, ainda, professor da faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, onde ministra o curso “Estrutura Literária – A Jornada do Herói no Cinema e na Literatura”. http://filosofianerd.blogspot.com/

* Selo Excelência do Blog: ao criar o blog, eu estipulei as notas de 0 a 5 estrelas para as resenhas, já dei algumas 5 estrelas, mas ainda bem, até agora nenhum 0.
Mas alguns livros as 5 estrelas parecem muito pouco!
Por isso criei o Selo "Excelência do Blog" que é concedido somente aqueles livros que são uma obra-prima. Desde então somente dois livros ganharam, O palácio de Inverno e Comer, Rezar, Amar.

3 comentários:

  1. ABdA é muito bom! Eu li a versão independente(essa que está ai na foto com ele) e estou maluca para ter a nova! De preferência aquela edição de natal... rs

    Foram anos de pesquisa pro Spohr fazer esse livro.Muito bom! Esse é definitivamente um orgulho naional!

    Adorei a resenha. Espero que o pessoal se empolgue para ler!

    #NerdPower!

    Beijos,
    Vanessa Pereira
    Nerds Leitores

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece muito bom eu to louca pra ler,eu adorei sua resenha, participa do book tour la do blog.

    http://partesdeumdiario.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Leitura totalmente envolvente. Empolgante e de um conteudo intelctual maravilhoso...amei e aguardo proximos trabalhos...abracao eduardo...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!