sábado, 27 de novembro de 2010

0

Cinema no Restaurante: Antes do Pôr-do-Sol



* Atenção: Essa resenha contém Spoiler para quem não assistiu o filme Antes do Amanhecer - Veja a nossa resenha dele AQUI

Em Antes do Amanhecer podemos acompanhar o dia e noite maravilhosa que Jesse e Celine passaram em uma dia de 1994, eles tiveram a conexão mais incrível que um casal poderia ter, no final eles prometeram se encontrar dali a 6 meses na mesma cidade, Viena.
No começo de Antes do Pôr-do-Sol, vemos Jesse em uma livraria em Paris, em uma entrevista coletiva falando sobre o sucesso de seu livro, onde ele conta a estória de um casal que se encotra em Vienna e passa uma incrível noite juntos.

Depois encontramos Celine, e descobrimos que eles não se encontraram como prometido e só conseguiram se reencontrar naquele momento, 9 anos depois.

Tudo na vida dos dois mudou, e eles não são mais os jovens otimistas, viajando pela Eurora, agora cada um tem a sua próprias vida, já marcada e durante uma tarde irão colocar o papo em dia e aproveitar um passeio por uma maravilhosa e ensolarada Paris.

Quando Assisti a Antes do Amanhecer eu tive certeza que era um dos filmes mais realistas em relação ao amor, não na parte de, encontrei o meu amor em um trem viajando pela Europa, mas a parte do relacionamento fugaz porém cheio de significado.

Mas ao chegar em Antes do Pôr-do-Sol você conseguirá que a noite em Vienna representou mais na vida de ambos, do que eles gostariam de admitir e apesar de todos os anos a conversa entre os dois flui naturalmente como se os 9 anos de separação não existisse.

"The concept is absurd. The idea that we can only be complete with another person is evil! Right?" - Celine


A noite em Vienna representou o começo e essa tarde Paris, representa a junção de todas as pontas e aberturas que ficou no filme anterior.

A conversa entretanto evoluiu, eles discutem mais sobre coisas como as injustiças da mundo, e como vários aspectos e conceitos mudam com a idade.

Em um momento mais no final do filme, é lógico, vem o tão esperado confrontamento entre eles, por que eles não conseguiram se encontrar a 9 atrás?



Nesse momento temos a absoluta certeza que apesar de seguirem em frente, de alguma forma, o que eles mais queriam, era retornar naquela noite e continuar do ponto aonde pararam.

A sequência trás o casal de atores do filme original, Ethan Hawke e Julie Delphy e o diretor continou o mesmo Richard Linklater. Os atores inclusive escreveram o roteiro junto com o diretor, e isso representou uma indicação ao Oscar de melhor roteiro adaptado ( porque era uma continuação, e não por ser baseado em um livro) para os três. As filmagens demoraram exatos 14 dias.

"You can never replace anyone because everyone is made up of such beautiful specific details." - Celine


Assim como no primeiro a cidade faz um papel importante e nesse caso a protagonista é Paris. De idas a cafés, passando por pequenos parques e depois tomando um barco e navegando pelo Senna. A livraria que aparece no comecinho é Shakeaspere e Company, uma livraria inaugurada no começo do século XX e que só vende livros em inglês. Era um dos lugares favoritos de James Joyce e Ernest Hemingway.

A livraria pessoalmente é charme só! As prateleiras são antigas e o espaço é bem reduzido, porém tem um ar reservado e gostoso, no filme eles só mostram o primeiro andar, mas tem um segundo andar, aonde eles mantem uma maquina de escrever, para caso a pessoa se sinta inspirada e uma salinha com poltronas e um sofá. Há algujns livro lá que não estão disponível para venda, mas são deixados para que o público possa ler dentro do espaço da livraria.

Eu comprei um livro ( Alice in Wonderland) e um caderno de anotações da própria loja, muito lindo que eu ainda não tive coragem de usar, vou deixar para documentar a minha próxima viagem!


Jesse e Celine perto da Livraria Shakeaspeare and CO.









Eu na Livraria Shakeaspeare e CO.













É uma ótima pedido para um sábado a noite e mesmo que você não tenha assistido nenhum dos dois vale a pena emendar uma sessão dupla!

Aguardando agora a continuação em 2014! e em 2024! e em 2034! E enquanto eles estiverem vivos!

Fanny Ladeira

Próxima Sessão: Um beijo a mais

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!