sábado, 20 de novembro de 2010

1

Cinema no Restaurante: A Vida em Preto e Branco


David (Tobey Maguire) e Jennifer (Reese Witherspoon) são dois irmãos gêmeos, que em uma noite de sexta-feira, ficam em casa sozinhos, enquanto a mãe viaja com o namorado e o pai não pode ficar com eles.

Os dois planejam ficar em casa durante a noite toda, mas cada um tem um
plano diferente. Enquanto, Jennifer convidou um garoto para poder curtir a noite com
ela, David, vai assistir a maratona de Pleasantville, um seriado antigo em preto e branco, que se passa na década de 50, que ele é fascinado.

A briga pelo lugar com a melhor TV, leva eles a quebrarem o controle remoto, mas nem tudo está perdido, do nada, um estranho aparece na porta oferecendo a compra de um controle. Esse controle transportará, sem querer, os irmãos para o ambiente de
Pleaselantivile, e os dois terão que se acostumarem com os costumes da epoca, até que o estranho resolva tirá-los de lá.

Eu assisti esse filme pela primeira vez eu tinha 10 anos. Sem saber porque eu já me apaixonei por ele e aluguei diversas vezes até que ele finalmente passou na TV.
A minha fita cassete dele era marcada, etiquetada e totalmente sinalizada, para não correr o risco de ninguém gravar por cima. Eu era muito nova e não conseguia perceber o porque aquele filme era tão bom ou porque eu gostava tanto dele, mas hoje, quase uma década depois, percebo a beleza por trás das sutis referências do filme.

A primeira e mais importante delas é como o meio, pode interferir nas escolhas e na personalidade das pessoas.

Quando os irmãos invadem o mundo de Pleasantville eles não tem como saber até aonde irá a influência deles em cima das pessoas da cidade, a cada nova descoberta feita pelos habitantes baseado nos comportamento dos dois, alguma coisa vai ficando colorida.

Começa com algumas flores, e depois vai se alastrando chegando as pinturas e por fim nas pessoas. E essa mudança se dá justamente no momento em que a pessoa, para de
seguir o que ela deveria fazer, e faz aquilo que tem vontade e o que nunca deveria aparecer em um programa de TV da década de 50.

Algumas são coisas simples como transar, mas em outros casos é necessário transformações inteiras para poder trazer a tona novos elementos para a vida dessas pessoas. Além das cores, outras novas coisas vão aparecendo na vida dos habitantes de Pleasantville, como músicas e a mais curiosa, os livros existem, mas não tem nada escrito dentro, só quando David ou Buddy, conta a estória de cada um, vai aparecendo os capítulos.

"O que existe fora de Pleasantville, David?"


O mais interessante é que os irmãos demoram para se tornarem coloridos, para eles é a cidade, pessoas e o tempo que passaram lá que os mudaram de formas inimagináveis.

O elenco conta com vários astros de hoje começando a carreira.

O casal de irmãos, David e Jennifer são vividos respectivamente por Tobey Maguire,
antes de Homem-Aranha e Reese Witherspoon, pré-Legalmente Loira, e já é possível perceber porque eles conseguiram se firmar no cinema. Além deles, o elenco conta com um desconhecido, Paul Walker e grandes nomes como Jeff Daniels, Joan Allen e William H Macy.



O diretor, é Gary Ross, mais conhecido por ter escrito e produzido Quero ser grande, primeiro grande sucesso de Tom Hanks.

Um ponto extra para o filme é o fato dele realmente ser em preto e branco nos momentos em que e passado em Pleasantville, deixa o filme mais romântico, e mais real, ironicamente o filme foi indicado para o Oscar, mas na categoria de Direção de Arte e Figurino, e não em Fotografia.

A grande lição desse filme é mostrar que não importa o que as pessoas esperam de nós, e muito menos que devemos aceitar as imposições da nossa sociedade porque é assim, o que realmente importa é quem nós somos, e quem nós queremos ser!

Qual é a cor da sua vida?

Fanny Ladeira

Próxima Sessão: Antes do Pôr-do-Sol

Lembra que nós falamos de Antes do Amanhecer? Pois é, vem aí a nossa resenha da continuação, espero que tenha dado tempo de todos assistirem

Um comentário:

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!