segunda-feira, 11 de outubro de 2010

2

Resenha: Noites de Tormenta

Livro: Noites de Tormenta
Autor:Nicholas Sparks
Editora: Novo conceito
Nota: 2,5


Amanda perdeu o marido devido a um câncer grave, em sua tristeza ela acaba deixando os seus dois filhos de lado, sua mãe, Adrianne, então resolve intervir, contando uma história surpreendente.

Na década de 80 após o marido ter trocado ela por outra mulher e a deixado sozinha para criar 3 filhos adolescente, Adrianne não tem tempo para nada que não seja a sua família, seu primeiro tempo longe da sua rotina ela vai cuidar da pousada de uma amiga em Rodanthe.

Jack é um médico que durante toda a vida trabalhou demais e passou muito tempo longe de casa. A mulher o deixou, o filho mudou para o Equador para trabalhar em uma organização, e ele deixou uma paciente morrer em sua mesa de cirurgia, sua vida está de cabeça para baixo e ele resolve passar um tempo com um filho para tentar uma aproximação, mas ele tem assuntos inacabados Rodanthe.

E é nessa situação de total desequilíbrio na vida de ambos, que eles terão a oportunidade de perceber que nunca é tar para consertar o curso da vida e ser feliz.

Livro do Nicholas Sparks você espera encontrar muito romance e algumas tragédias pelo percurso, mas não o considero um escritor cliché, nem uma pessoa que gosta de aproveitar de situações tristes para ganhar dinheiro vendendo livros.

São nos momentos mais difíceis que as nossas emoções, ficam mais claras e reveladoras e é isso que cada livro dele trás. Uma emoção verdadeira surgindo.

Também gosto dos livros dele não possuírem um vilão, como na maioria dos romances, é a vida, como na vida real, que vem e destroi alguns sonhos e amores e contrói outros.

Noites de Tormenta, é um livro regular. Tem uma história linda e tocante, mas faltou um pouco mais de carinho com os personagens e a história em si. Os personagens, mesmo os principais, são muito pouco explorados emocionalmente e tudo acontece muito rápido, sem deixar que, primeiro você tenha a oportunidade de se importar com os seus sentimentos, para depois mostrar o drama deles.

"A garrafa de vinho estava vazia, a maré estava subindo e as primeiras imagens dos rlâmpagos começaram a surgir à distanância no horizonte, fazendo o mundo lá fora brilhar, como se alguém estivesse tirando fotografias com a esperança de lembrar daquela noite para sempre."


E sendo um livro, que vai realmente tocar na ferida do relacionamento dos dois, é imprecíndivel termos uma aproximação maior dos personagens, o que deixa um pouco a desejar.

Além disso, achei que os personagens secundários, como a filha de Adrianne, Amanda, poderia ser mais bem explorada, seria interessante contar um pouco mais da sua vida.

Mas o livro tem muitas cenas lindas, e gosto como o amor dois respeita a idade dos personagens, criando uma atmosfera muito mais madura e real. Gostei como é abordado o romance a filha descobrindo uma parte da personalidade da mãe que ela não conhece.

Acredito que se todas pararmos e tentarmos entender um pouco tudo o que aconteceu na vida da mãe da gente, nós iremos nos surpreender!

O final é bonito e tocante, mas seria simplesmente mais inesquecível se a conexão com o livro fosse maior, ainda assim é uma boa pedida!


Fanny Ladeira

Nicholas Sparks é mora na Carolina do Norte com a sua mulher e filhos,ele é considerado o bom moço dos leitores, com seus livro sobre temas como amor e superação. Querido John, A última música, Um amor para recordar, O diário de uma paixão além desse Noites de Tormenta, foram adaptados para o cinema se tornando sucessos automáticos. O próximo livro seu a ganhar um versão para as telas é "The Lucky One" que contará com Zac Efron no elenco.

2 comentários:

  1. Li o livro e simplesmente amei. No final até me emocionei. AO longo do livro as personagens foram me cativando, até um ponto em que eu já sentia sua dores, medos...enfim, se tornaram familiares. Sparks soube conduzir a narrativa sem que ficasse chata, pelo contrário, a leitura era instigante!
    Ainda não vi o filme mas pretendo fazê-lo em breve!

    Bjos
    http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nicholas realmente sabe o que faz. E a cada livro que pego dele me emociono. Ele geralmente se dá melhor com estórias com casais mais velhos, talvez pela própria expetiência de vida.

      Obrigada pela visita.

      Excluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!