sábado, 4 de setembro de 2010

1

Resenha: O palácio de Inverno

Livro: O palácio de Inverno
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das letras
Nota: 5 estrelas

Selo Excelência do Blog




O livro conta a história de Geórgui Jachmenev, um homem de idade avançada e que nos últimos dias de vida de sua esposa começa a relembrar a sua vida. Ele narra alguns fatos da sua infância, mas a grande história da sua vida começa com um acidente. Em uma uma aldeia pobre e esquececida na Rússia de 1914 (época da 1° guerra mundial), ele sem querer salva a vida do primo de Czar ao tentar evitar que o seu amigo de infância faça a loucura de atirar no grão-duque Nicolau, O Alto.

Depois desse ato, que resulta no morte de seu amigo, ele é levado para São Petesburgo e começa a trabalhar como guarda-costa de Alexei, o filho mais novo e único homem do Czar. Lá ele conhecerá, o amor e todas as consequências que isso trás.



Eu não tenho palavras para descrever esse livro. Honestamente. Tudo o que eu falar multipleque por 3x, porque eu não sou capaz de transmitir a grandeza desse livro.

Primeiro, assim como os outros livros do autor John Boyne ( o menino do pijama listrado), ele foca em um período histórico e coloca um personagem fictício no meio de tudo, criando uma nova história, mas nesse livro ele faz isso tão maravilhosamente que você quase deseja que isso seja verdade.

É muito comum analisarmos a história e tirar conclusões apartir do que lemos ou nós foram falados. Sempre vemos os grandes tiranos como pessoas totalmente sem corações. Mas nesse, o último Czar da Rússia, Nicolau II é retratado primeiramente como um humano, um humano tocado por Deus, como era considerado os Czares na Rússia, mas ainda assim um pessoa de carne e osso.

Geórgui é um homem de bom coração, mas ele apresenta os seus defeitos e as suas grandes falhas ao longo da história, seja comprometendo o seu corpo ou algum ente querido. E não só Geórgui, como também todos os personagens envolvidos. Ninguém é 100% santo.

Para quem conhece um pouco a história do último Czar da Rússia e o destino da sua família os Romanov, vai conseguir ver as referências bem no começo, mas para quem não conhece nada, não procure, não ainda. Você terá uma viagem muito maior e mais pura.

E não se preocupe porque vai ser impossível você terminar de ler esse livro sem se sentir impelida a ler alguma coisa sobre o período. Ou sem ter colocado (assim como eu) São Petesburgo na sua lista de "lugares para se ver, antes de morrer".

O livro de Boyne é uma obra-prima, e afirmo isso como toda a minha força, que é um dos melhores livros que já li na vida, porque mesmo hoje, alguns dias após ter lido o livro, sinto as emoções dos personagens ao pensar na história, ao fazer a resenha.

Simplesmente maravilhoso, fico grata de ter escolhido esse livro, para que ele pudesse autografar durante a Bienal, porque agora tenho dois motivos para ter orgulho dessa obra.

Bravo!

John Boyne, é um escritor irlândes, que atualmente mora em Londres. Seu livro, mas famoso é O menino do pijama listrado, e ele tem 3 livros publicados no Brasil.
Tive a chance de participar da palestra dele durante a Bienal, e ele é muito simpático, simples e atenciososo.





Fanny Ladeira


* Selo Excelência do Blog: ao criar o blog, eu estipulei as notas de 0 a 5 estrelas para as resenhas, já dei algumas 5 estrelas, mas ainda bem, até agora nenhum 0. Quando terminei de ler o livro percebi que ele não era um livro 5 estrelas, ele merecia mais.
Por isso criei o Selo "Excelência do Blog" que será concedido a somente aqueles livros que a equipe considerar uma obra-prima.

Um comentário:

  1. Sua resenha ficou ótima!! Quando li “O Palácio de Inverno”, me senti exatamente da mesma forma que você. O John Boyne consegue prender (literalmente) a atenção do leitor.

    Faz algum tempo que li “O Palácio de Inverno” de John Boyne. Se quiser ler a minha resenha, fique a vontade: http://horizon-8-horizon.blogspot.com/2010/10/o-palacio-de-inverno-john-boyne.html

    Oh menina sortuda >.< Livro autografado *_* Sonho!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!