sábado, 4 de setembro de 2010

0

Cinema no Restaurante: Apenas uma Vez

Filme: Apenas Uma Vez
Original: Once
País: Irlanda
Ano: 2006





Quem é um pouco ligado em cinema sabe que os orçamentos dos filmes são estrondosos, seja por causa do salários altíssimos dos melhores atores ou pela quantidade de efeitos especiais. Toda essa soma é para que as pessoas sintam o filme, que elas viajem para dentro da tela, a popularização do 3D é baseado nesse conceito.

Mas um filme com um orçamento de apenas US 160.000,00 ( considerado uma merreca pelos estúdios americanos) pode fazer você transportar para dentro da história?

Apenas um vez conta conta a história de um músico falido irlandês, ( o "rapaz") abandonado pela namorada que divide o seu tempo entre ajudar o pai a consertar aspiradores de pó e tocar no meio da rua a noite para uma plateia vazia. Em uma noite ele conhece a pessoa que mudará a sua vida, uma imigrante checa (a menina) que tem uma vida difícil vendendo flores e revistas para sustentar a filha, enquanto espera que o marido venha para a Irlanda também.
O encontro mudará a vida dos dois, aos dividirem confidências e suas dificuldades amorosas, mas também ao juntarem para gravarem um cd com suas canções, e pelas ruas de Dublin uma linda história é contada.




Como disse é um filme profundo mesmo sem tentar, todas as vezes que eles tocam parece simplesmente mágica, mas a cena da primeira música (Falling Slowly) é uma cena tão pura e tão intensa que é impossível não chorar, mesmo conhecendo tão pouco da história dos dois ainda.


Não é um história comum, nem repetitiva e sim uma história verdadeira. Tudo parecesse mais real, porque aquilo é a realidade. Não há formulas mágicas e nem resoluções simples. Eles passam todo o tempo evitando cair na armadilha de se apaixonarem um pelo outro, sem perceber, que já aconteceu.





Não espere encontre nenhum rosto conhecido, e eles também não fazem parte de nenhum quadro de beleza padrão, porém são dois atores magnifícos que fizeram um filme estupendo!

O filme fez um sucesso muito positivo com a critica e acabou ganhando o Oscar de melhor canção original.

Assista e esteja preparado para mudar a sua resposta quando perguntarem qual é o seu filme favorito!


Fanny Ladeira


Próxima sessão: 500 dias com ela




* Comentem!!!! Só assim podemos melhorar cada vez mais essa coluna!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!