sexta-feira, 10 de setembro de 2010

1

Resenha: Calafrio

Livro: Calafrio
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Agir
Nota: 4 Estrelas

Calafrio conta a história de Grace, uma menina que foi ataca por uma alcateia de lobos, quando era pré-adolescente, mas foi salva, graças a ajuda de um dos lobos.

Durante os 6 anos, ela desenvolve quase que uma amizade velada com o lobo de olhos amarelos. Eles passaram todos esses invernos se olhando pela janela. Agora, depois que o corpo de uma garoto desapareceu supostamente morto pelos lobos, a pequena cidade de Mercy Fall, se junta para exterminar os lobos.
Grace tenta evitar, mas falha e encontra um rapaz caído na porta da sua casa ferido por um tiro com estranhos olhos amarelos.
Logo ela descobre: É Sam, o mesmo lobo desses anos.

Juntos eles vão ter que lutar para permanecerem juntos. Seja contra a alcateia, um recém lobo ameaçador e o inverno, que cada dia chega para transformar Sam de volta a sua forma. O livro é muito intrigante e movimentado, Maggie criou uma atmosfera de
mistério, muito densa e instigante, você não consegue de parar de ler um minuto.

A autora utilizou dos dois personagens, Sam e Grace para contar a história, isso só deixa a narração mais dinâmica e assim conseguimos entender o lado dos dois personagens. Gosto de livros assim, porque você pode entrar na cabeça dos dois e entender melhor cada emoção.

Grace, vê a vida de uma forma mais racional, enquanto Sam, tem um lado mais artístico, compondo músicas e recitando poesias, no ouvido de grace.


"Uma vento frio levantou meu cabelo e fez várias folhas levantarem ao redor dele. Ele esticou seus braços, deixando elas caírem em suas mãos. Ele parecia como um anjo negro numa eterna floresta de outono. “Você sabia que vai ter um dia de felicidade por cada folha que você pegar?”"


Sim, é um romance adolescente. Sim, é um romance sobrenatural, mas eu gostei de como esse difere dos outros. Eles tiveram uma explicação no mínimo racional para os eventos, e quando eles se transformam em lobos, eles pensam e vêem as coisas como lobos.

E interessante também ler um livro em que o maior inimigo do romance,não um vilão comum ou uma possível separação ocasionada pelos pais ou alguma coisa assim.

Em calafrio, o maior inimigo, é o inverno e tendo se encontrado em formas iguais, quase no final de Setembro, resta pouco tempo para Grace e Sam. ( No Hemisfério norte o inverno se inicia em XX e termina em XX),é quase angustiante sentir a chegada aos poucos de uma coisa que é impossível ser parada.

O casal também tem que enfrentar as suas próprias feridas em relação aos pais, revelando as fragilidades de cada um ( o Sam, tem um passado triste e revoltante). E ele ganha um espaço na coleção, "garotos de livros que gostaríamos que fossem de verdade" , apesar de fazer também parte do time "que faz jogo duro, e fica naquele de que quero te respeitar". Hello? Existe algum menino assim ainda solto no mundo?

Um livro bem escrito, envolvente e com uma história bem amarrada apesar do tema. Eu gostei do final, porém não achei um final para um continuação. Resta esperar o que a autora, está reservando para nós.

Recomendo!

Fanny Ladeira

Maggie Stiefvater é uma americana de 29 anos. Atualmente ela mora na Virginia, com seu marido e dois filhos. A continuação de Calafrio,Linger, já foi lançada nos EUA em Julho, o último livro da série, Forever, chega as livrarias norte-americanas em 2011.

Um comentário:

  1. Fanny... que coincidencia. Posteii a resenha desse livro no meu blog hj... haha dpois olha lá. E olha q eu nem ia ler ele tão cedo...

    Eu tp amei o livro, como vc disse um romance de uma forma diferente.. e o Sam e tão fofo *.*... me apaixonei por ele...

    Como eu disse no meu blog, se esse fosse um unico livro sem continuação eu teria ficado mto satisfeita com o final. Gostei muito do livro. Já olhei a sinopse da continuação... gostei, talvez compre em out ou nov!

    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!