quinta-feira, 18 de outubro de 2012

0

Cinema no Restaurante: A Outra Terra

 

http://escapepod.org/wp-content/uploads/2012/06/ea_anotherearth.jpg

Faz um tempo em que eu não escrevo nessa coluna por diversas razões. Talvez a mais importante, e que tenha maior significado para o sumiço, era pelo fato que eu não estava mais tão encantada pelo cinema.

Não me entendam mal. Eu amo esse mundo mágico, e não trocaria por nada.

Porém, até o mesmo puro amor, sem regar vai ficando seco.

Assisti a vários filmes, até que me deparei com A Outra Terra, Another Earth no original. E esse pequeno e independente filme, não só regou o meu jardim, como fez chover por 3 dias. HA!

6a00d8341c2f0953ef016303d1025a970d-700wiNa noite da descoberta de do nosso planeta duplicado dentro do nosso sistema solar (Apelidada de Terra 2), o caminho de uma jovem estudante ambiciosa,Rhoda (Brit Marling), e um compositor de sucesso, John (William Mapother) se cruzam em um trágica acidente.

 

Quando os primeiros exploradores partiram do oeste para cruzarem o Atlântico, a maioria pensava que o mundo era plano. A maioria pensava que se você navegasse para o oeste, cairia de um plano em nada. Estas embarcações à vela que navegavam rumo ao desconhecido, não carregavam os nobres ou aristocratas, artistas, comerciantes. Eram tripuladas por pessoas vivendo no limite da vida. Os loucos, órfãos, ex-presidiários, párias…como eu.

Como uma criminosa, eu sou uma improvavel candidata para a maioria das coisas.

Mas talvez não para esta.

Talvez eu seja a mais indicada.”

Não é um filme de sci-fi, apesar do tema sugerir.

Sim, com chegada desse planeta irmão da Terra, o mundo se volta para o céu para contemplar com uma assustadora curiosidade essa novidade.

Para Rhoda o universo sempre fascinou, porém quando a sua vida muda drasticamente, parece que é somente ao contemplar e pensar no universo, é que ela consegue um pouco de tranquilidade.

Eu estou passando por uma fase de ser apaixonada pelo Cosmos, e ficar horas pensando na invastidão do nosso universo. Quando isso acontece, nos sentimos tão pequenos e sem importância, e por isso achei incrível, ser usado esse mesmo escape para o drama interno de Rhoda.

Another-Earth

Rhoda não é má, mas uma atitude sem pensar, causou um dano enorme na sua vida, e na de John. Rhoda vive os seus dias, como se esperasse o fim dela, mas ao mesmo tempo como uma alma sozinha que gostaria de ser resgatada.

Em um parte do filme, alguém fala como seria chegar em um lugar em que ninguém te conhecesse, e você não soubesse se comportar. Talvez um lugar assim fosse o mais indicado para a nossa triste protagonista.

Nao me leve a mal, o drama do John também é muito triste, talvez até mais triste do que o Rhoda, mas viver com culpa é muito angustiante, e a medida que ela vai tentado de alguma forma ajudar a John, vamos percebendo que a nuvem na cabeça dela vai diminuindo de tamanho         (mas nunca sumindo).

anotherOs atores principais são muito bons. Brit é linda, e William sempre vai ser pra mim o Ethan de Lost, mas aí não muito culpa dele.

A direção ficou a cargo de Mike Cahil, que apesar de não ter muito experiência em direção, foi o responsável pelo roteiro, e definiu o filme como a externelização do sentimento de solidão da vida.

É ótimo vermos filmes leves e sem pretenção, mas é SIMPLESMENTE sensacional assistir um filme que te faz desejar, se importar e pensar.

Fanny Ladeira

 

Próxima Sessão: Downton Abbey ( A série)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!