sábado, 16 de junho de 2012

6

Resenha: Fifty Shades of Grey

3y9qqstklskxnq05f063cslvbLivro: Fifty Shades of Grey
Autora: E.L. James
Editora: Vintage
Nota: 4 estrelas
 
Livro não recomendado para menores de 16 anos.
Quando a estudante de literatura, Anastacia Steele, é obrigada a entrevistar um jovem empreendedor de sucesso, Christian Grey, para a revista da sua faculdade, ela acaba achando ele atraente, enigmático e intimidante. Convencida de que ele não sente nada por ela, ela tenta tirar Grey da sua cabeça, até que ele acaba aparecendo do nada na loja de ferramentas que ela trabalha. Erótico, interessante e extremamente envolvente.

Eu estou tentando montar uma resenha satisfatória desse livro há mais de um mês. Até o reli, porque simplesmente não conseguia transmitir os meus sentimentos e opiniões sobre ele.

Enquanto li, fui trocando figurinha com a Natália Rivero (@natirivero) que também estava lendo, e apesar de termos trocado vários e-mails sobre os acontecimentos, acredito que até neles fui contraditória em vários pontos. Por isso, me perdoem se eu fizer a mesma coisa aqui.

Resolvi ler o livro, por causa do buzz que rolou lá fora. Se você procurar pela internet, encontrará várias determinações para esse livro. Polêmico e erótico, acho que na maioria dos lugares.

É complicado definir esse livro em uma palavra, mas posso entender porque as pessoas o enquadraram nas definições acima.

Fifity Shades não é um livro para adolescentes, não só porque têm várias VÁRIAS cenas de sexo, mas porque traz uma situação muito conturbada, e odiaria pensar que a compreensão errada de algum ponto desse livro, possa levar alguém muito despreparada, há um relacionamento doentio.

Portanto, sem ser a chata, mas se você é adolescente, fique longe. Como se fosse adiantar, mas dei o meu recado.
 
A minha primeira impressão da Ana, ou Anastacia, era que ela era, facilmente manipulada. Entretanto, tenho que admitir que pelo jeito que descrevem Christian no livro, eu também não resistiria.

E mesmo sendo um pouco fraca aos comandos de Grey, em vários momentos ela demonstra que sabe falar não.

Como o romance se desenrola em vários níveis de acordo com o desenvolvimento do livro, temos a sensação de que ela se entrega totalmente aos caprichos dele ( vocês vão entender), só que isso acontece aos poucos, lentamente, e podemos perceber claramente em diversas partes do livro, que ela realmente está ponderando toda a situação que está entrando.

Em algumas partes, ela fala que se sente como Ícaro voando muito perto do Sol, e que ela sabe que vai acabar machucada.

É quase um alívio, a sentir dando esse passo para trás, se ‘negando’ em partes a entrar em um mundo desconhecido. Mesmo que o porteiro desse mundo seja um homem tão lindo.

Lógico que é muito diferente ela pensando desse jeito longe dele, e tentando lembrar as suas razões quando ele se inclina para beijá-la. *Suspira* hahahhahaa

Mas vamos falar do causador de tudo: Christian Grey, lindo de morrer e mais rico que o Tio Patinhas.
Christian é possessivo, mandão e... totalmente irresistível. Mas o charme dele no livro ( pelo menos pra mim!), não reside em ele ser assim. Mas sim, porque ele sabe o que quer, e vai atrás disso. ( Ok, no caso dele é um pouco doentio, porém vamos dar um mérito para o rapaz.)

A escrita do livro não é magnífica, mas nada que impeça a leitura. Os capítulos fluem muito bem, apesar de ter uma enrolada no meio de campo, mas nada que tire a graça do livro. Muito pelo contrário, nessa enrolada, tem várias cenas ótimas.

Sim, há muitas cenas de sexo nesse livro. MUITAS.

Porém, são todas com um sentido para a estória.

E claro que por causa do tema, eu realmente achei que teria várias cenas de BSDM ( eu não vou explicar o que é isso aqui!), com coisas estranhas e tal, mas até que não.

Há um pouco, mas não em um nível que poderia chocar a sociedade atual.

Se for para comparar, já li livros muito piores nesse aspecto.

Acredito que quem não tem muito costume de ler livros com essa temática (Romances Históricos e afins), pode achar um pouco chocante. Se for o seu caso, vá de cabeça aberta para o que vai encontrar.

Por isso que ao pensar nesse livro como um todo, fico confusa, mesmo após ter lido 2 vezes.

A relação de Ana e Christian é complicada.

É perigosa e irresistível ao mesmo tempo.

Fica tão difícil falar sobre a minha opinião desse livro. Porque mesmo com os todos os elementos dispostos em cima da mesa, ainda é extremamente complicado avaliar o ‘relacionamento’ dos dois ou definir qual seria a minha reação.

É claro que o que ele sugere para ela, é além da minha compreensão. Mas seria eu também capaz de me afastar? Será que teria coragem de simplesmente por um ponto final e tocar a minha vida?

O máximo que posso afirmar, é que realmente gostei, e que recomendo para todas as minhas amigas, conhecidas, inimigas e estranhas. =D

O livro termina em um momento super reviravolta, com um ótimo gás para o próximo livro da série, Fifty Shades Darker, mas isso é papo para uma próxima resenha.

Ordens do Mr. Grey.

Fanny Ladeira
Trilogia Fifty Shades
Fifty Shades of Grey
  • Fifty Shades Darker
  • Fifty Shades Freed
Books-Fifty Shades-Sales  


Cinquenta tons de Cinza, chega no Brasil no dia 01/08/2012, mas já pode ser adquirido pela pré-venda. A Editora responsável pela publicação no país é a Intrínseca.
 
 
image
E.L. James já trabalhou como produtora de TV, e agora mora com o seu marido e dois filhos em Londres. Após vários anos se concentrado em outros projetos, ela finalmente decidiu escrever o seu primeiro, Fifty Shades of Grey, que virou um fenômeno nos EUA.

6 comentários:

  1. Oi Fanny!!
    Confesso que estou com meus sentimentos divididos em relação a este livro. Ainda não decidi se leio pra saber exatamente "de onde vem tanto buzz", ou se passo longe...
    Mas a sua resenha está me fazendo pensar mais um pouquinho... Acho que darei uma chance. Gostei muito da forma com a qual você falou sobre o livro. Realmente dá vontade de ler, hehehe...
    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee!!!

      Então, eu sempre gosto de ler antes de causar um buzz aqui, porque depois vira fanátismo e vc até pega raiva se deixar.
      Eu acredito que vale a pena dar uma oportunidade, sabe? Talvez você não goste, mas pode ser que adore!
      Como é um livro um pouco complicado fica difícil afirmar se você vai gostar ou não.

      Obrigada pela visita!

      Beijos!

      Excluir
  2. Ai Fanny... você faz restrições para pessoas jovens, mas termina fazendo esta recomendação? haushaushauha'

    Minha dúvida é: tirando as cenas de sexo, o livro tem uma história? Porque se for só isso... xP

    Beijos!
    Miriam - Booker Queen!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse que seria contraditória! hahahahah

      Não recomendo mesmo para quem é muito novinha, mas recomendo sim! Principalmente para as mais velhinhas....hahahha

      Tem estória sim! Não é só sexo mesmo.

      Beijos!!!

      Excluir
  3. Fanny!! Ri demais com "...várias cenas de BSDM (eu não vou explicar o que é isso aqui!)" kkkkk

    Você me deixou mais curiosa para ler esse livro. E você disse que já leu livros piores... poderia fazer uma lista hein? Adoro livros desse tipo mas raramente leio. Adoraria receber indicações =)

    Bjoos
    Vanessa Pereira
    Nerds Leitores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah imagina eu tendo que explicar isso?? Fora que de vez em quando meu pai entra no blog! =O Não dava mesmo!! hhahahahah

      Pode deixar que vou fazer uma lista sim, e te passo.

      Beijos!!!

      Excluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!