quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

2

Resenha: Mil Dias na Toscana

imageLivro: Mil Dias na Toscana

Autora: Marlena de Blasi

Editora: Sextante

Nota: 2,5 estrelas

Há alguns anos, quando se conheceram, Marlena e Fernando se apaixonaram à primeira vista e começaram a viver uma história de amor que mais parecia um conto de fadas. Agora, decidem que chegou o momento de dar adeus a Veneza, onde tudo começou, e partem em busca de uma vida mais tranquila.

O destino escolhido é San Casciano dei Bagni, um vilarejo com 200 habitantes, fontes termais e olivais centenários. De início, Fernando está mais empolgado do que Marlena. No entanto, nesse pedaço de terra onde a Toscana, a Úmbria e o Lácio se encontram, as amizades amadurecem à mesa, em torno de refeições gloriosas regadas a vinho tinto. O que poderia ser melhor para uma chef de cozinha?

Eu peguei esse livro sem saber muito o que encontrar e até mesmo o que esperar. Fui atraída pelo título e pela promessa de que conheceria um pouco mais, de uma das regiões do mundo, que mais tenho vontade de visitar: a Toscana.

Região conhecida pelo seu clima bucólico e que arrasta todos os anos milhares de turistas para as suas cidadezinhas e comunidades agrícolas.

O livro não é ruim, mas Marlena foca extremamente na culinária do lugar, tornando o livro não tão interessante para quem não é apaixonada pelo assunto. Lógico que é surpreendente ler sobre as receitas passadas por gerações, e as festas comunitárias realizadas na praça principal do vilarejo de San Casciano dei Bagni.

O livro tenta fazer a ligação da culinária da região com as personalidade de seus moradores e com a própria vida. Em muito momentos, o objetivo é alcançado, mas em vários momentos do livro, principalmente nos diálogos, é preciso sentir que autora 'forçou' conversas com significado e beleza.

É claro, que é incrível um livro com várias contemplações sobre a vida, mas vê-las saindo da boca dos personagens até mesmo nas conversas mais bobas, tira um pouco da simplicidade do livro.

A leitura flui bem, e o texto bem construído faz a leitura ficar mais interessante. Para os apaixonados por culinária, fica a dica de receitas da culinária Italiana no final de vários capítulos.

E eu que peguei esse livro para tentar desvendar um pouco dessa região, que pretendo conhecer um dia, fechei as suas páginas com uma promessa.

Sou muito chata para comida, e não tenho um gosto requintado, mas quando finalmente estiver na viajando para esse lugar, esquecerei todas as minhas chatices e aproveitarei todas as comidas típicas. Sentarei nos restaurantes e não procurarei o que eu geralmente como, mas o que eu preciso provar.

 

Fanny Ladeira

 

imageMarlena de Blasi trabalhou como chef de cozinha, jornalista, consultora de gastronomia e enologia e crítica de restaurantes. É autora de Mil dias na Toscana, que será publicado pela Sextante, e Um certo verão na Sicília (Editora Objetiva), além de dois livros de culinária italiana. Ela e o marido, Fernando, organizam excursões gastronômicas na Toscana e na Umbria.

2 comentários:

  1. Hummm!!! Pelo titulo do livro eu achei que ia ter um belo romance ai no meio sabe...

    toda essa coisa da toscana e tal, que nem eu vi em um filme por ai, mas eu não lembro o nome.

    Pena q a autora focou na culinaria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o filme é Sob o sol da Toscana, que também tem um livro de referência.

      Também achei uma pena esse foco na culinaria, mas é bom para ir conhecendo um pouco mais, e para quem gosta é um prato cheio...hahahaha

      Excluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!