domingo, 7 de agosto de 2011

4

Resenha: Um dia

capa-do-livro-um-dia-de-david-nicholls-1307139078356_200x285Livro: Um dia

Autor: David Nicholls

Editora: Intrínseca

Nota: 3 estrelas

15 de Julho de 1988

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas – vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

“Eu não sou o prêmio de consolação, Dex.” Emma

Eu peguei para ler esse livro, com entusiasmo e vontade. Depois de todas as resenhas favoráveis, e a grande divulgação que ele ganhou, não tinha como me afastar. Estava esperando, assim como a maioria, me encantar totalmente com o livro.

A estória era original, e pegando carona na adaptação do cinema, estrelando Anne Hathaway, acabei ficando com esse livro na mão por mais de 15 dias, tentando lê-lo.

A estória demorou para me deixar interessada, e só foi a partir da página 100, que comecei a apreciar os personagens, especialmente Emma, que acabei me identificando.

Ela é engraçada, inteligente, mas não tem tantas oportunidades como deveria, especialmente nos primeiros anos depois da formatura. Como alguém que está desempregada, por que quer trabalhar na sua área, eu entendo e me conectei facilmente com Emma.

Mas o oposto aconteceu com Dexter, não só fiquei totalmente apática em relação ao personagem, como não consegui me identificar, e nem entender várias de suas atitudes. Dexter, é o que encontramos em muitos homens por aí: bonitos, inteligentes, mas que não valem a pena todo o esforço.

Ao invés de me apaixonar pelo personagem de Dexter, só pensava o que alguém tão brilhante como Emma, poderia ver nele.

O livro é recheado de frases marcantes, e realmente apreciei como Nicholls, falou da fase dos 20 e poucos, foi uma ótima imagem.  Não sou do tipo, que quer ficar esperando um cara pela metade da vida, e esse seria o meu conselho para Emma.  

Fanny Ladeira

DavidNichollsAuthorPicDavid Nicholls, nasceu em 1966 em Eastleigh, Hampshire. David estudou na Toynbee Comprehensive e na Barton Peveril Sixth Form College, antes de ir para a University of Bristol em 1985, onde estudou Literatura Inglesa e Teatro. Um dia, foi o primeiro, dos seus três romances a ser lançado no Brasil, e está sendo adaptado para o cinema, estrelando Anne Hathaway.

4 comentários:

  1. Poxa Fanny você me desanimou um pouco com essa resenha kkk
    Livros que demoram a envolver o leitor com a história, tem grandes chances de serem abandonados.

    Sobre o Dexter (só consigo pensar no serial killer rsrs) deve ser bom ler um livro que a gente nao fique babando pelo personagem.
    Deve ser no mínimo um cara mais real kkkk


    Bjo
    Vanessa Pereira
    Nerds Leitores

    ResponderExcluir
  2. @Vanessa

    Não era a minha intenção, desanimar, mas depois que você pega a estóira, não dá vontade de largar, então é um ponto a favor!

    Dexter me lembru de todos os caras que ficam enrolando as minhas amigas e elas não percebem, embora esteja na cara. Acho que por isso não gostei dele. Ele é real demais!!!! hahahahhahaha

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh, eu adorei esse livro *chora*
    Achei a narração do David uma coisa linda, e acho que o Dex e a Emma são o retrato de muitas pessoas por aí. Apesar de tudo, eu gostei dele e me identifiquei muito com a Emma. No fim das contas ele até meio que paga pelas atitudes desregradas da vida dele hahahaha
    Acho que é mais uma lição pras pessoas pensarem que, quando você quer alguma coisa, não vale a pena esperar :D

    Beijão!!
    Ju

    http://julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  4. @Juliana

    O livro é bem real... Dex e Emma são pessoas fácies de encontrar no mundo por aí...mas não consegui gostar de Dex!

    Vc tem razão em relação a lição que ele passa, porque é exatamente isso.
    Não entrei muito nessa partepara não estragar nada para ninguém! Eu sempre falo mais do que deveria...hahahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!