sexta-feira, 1 de julho de 2011

1

Cinema no Restaurante:A Noviça Rebelde

a_noviça_rebelde

Vários filmes sofrem com a incoerência na hora de serem traduzidos. A lista é grande, mas vamos analisar o título do filme da nossa sessão de hoje.

soundofmusic4Em inglês o nome do filme é “The sound of Music”, o que ficaria mais apropriado ser renomeado de “O som da Música”, mas quando o filme chegou para ser comercializado no Brasil na década de 60, acredito que os responsáveis acharam que batiza-ló de “A Noviça Rebelde” atrairia mais público, ou ficava mais bonito.

40 anos depois de ter chegado ao mercado brasileiro, o filme carrega o nome como referencial, e “O som da Música” foi para um outro filme com Robin Willians.

O filme, tem sim, uma noviça, e ela em algumas partes é rebelde, mas todos que já assistiram essa obra de arte, que ganhou 5 Oscars, entende perfeitamente, porque o nome em inglês é “The Sound of Music”

The-Sound-of-Music-2-convert-photos-to-digitalMaria é uma noviça que não consegue seguir as rígidas regras do convento onde vive, por se sentir livre e amar as montanhas. Em meados da década de 30, pouco antes da sombra nazista aterrorizar o mundo, ela vai trabalhar na casa do capitão Von Trapp, pai de sete filhos, que educa-os com uma forte disciplina. A chegada de Maria une a família através da música, em um dos filmes familiares mais queridos de todos os tempos.

No IMDb, o maior e mais completo banco de dados de cinema do mundo, é fácil encontrar comentários dos espectadores falando maravilhas, e até mesmo afirmando, que nenhuma casa deve ficar sem uma cópia desse filme, e eu concordo.

A Noviça Rebelde, é um filme para se assistir com a família inteira, para deixar os sobrinhos assistirem sozinhos, para você que já acha que já passou da idade de ver desenho e filmes infantis ( existe essa idade??), porque não existe esse limite.

Julie_Andrews_sound_of_music_worried_about_childrenA estrela do filme é Julie Andrews, interpretando Maria, ela com a sua voz estonteante, e a sua atuação brilhante, entrega um filme, que nunca seria completo sem ela.

O diretor Robert Wise, tem uma vasta lista de filmes em que trabalhou de diversos gêneros. Entretanto são os dois musicais na sua lista, que recebem maior atenção até hoje, Amor, Sublime Amor ( que, eu particularmente não gostei) e A noviça Rebelde.

Muitas pessoas não gostam de musicais, e mesmo que você seja uma dessas pessoas, deixe seu preconceito do lado, e só se delicie com todas as cenas, inclusive as de música.

the sound of music

Há tantas músicas marcantes, que é difícil escolher uma favorita, mas eu tenho ótimas recordações com “16 going 17”. Me recordo de esperar ansiosamente, pelo meu aniversário de 16 anos, só para poder cantar essa música e realmente ter a idade.

Lembro, que cantei ela no dia do meu aniversário de 16 anos e no dia que fiz 17, já que seria a minha ‘despedida’. Besteira? Pode até ser!

Mas eu nunca vou poder falar, que o filme não me encantou de uma forma única.

E por isso recomendo a vocês, para que você também possam dizer.

Fanny Ladeira

 

Banner 1

Próxima Sessão: Harry Potter e a Pedra Filosofal

* Para dizer “So long, Farewell, I hate to say goodbye” (Quem entendeu a ligação com o filme de hoje, levanta a mão \o/) , para os filmes do bruxinho mais amado do cinema, a nossa sessão Cinema no Restaurante, também ficará 7x especial. Entre os dias 8 e 14, a cada dia falaremos de um filme da série, para assim nós preparamos para assistir à Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte II.

Um comentário:

  1. Sou apaixonada por esse filme, e por musicais de uma maneira geral! Assisti a esse musical no teatro também, aqui em São Paulo (com Kiara Sasso como a Noviça), e fiquei ainda mais encantada. É um filme para guardar na memória por toda uma vida!

    Bj!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!