quinta-feira, 28 de julho de 2011

2

Cinema no Restaurante: O Mágico de Oz

wizard-of-oz-dvdcover

 

No começo do filme, assim que acaba os créditos inicias, uma mensagem aparece na tela, falando que a estória a seguir foi feita para os jovens de coração. E eu, começo esse review falando, que se você não é jovem de coração, nem adianta ler, sobre O mágico de Oz.

Se você é uma pessoa que vê um filme ou desenho, e já joga de escanteio, falando que é de “criança”, sem nem ao menos dar uma chance para a estória, é melhor pular toda a parte, ver o filme da semana que vem, e esperar por ele.

Após um tornado em Kansas, Dorothy vai parar com sua casa e seu cachorro na fantástica Oz, onde as coisas são coloridas, bonitas e mágicas. Porém, o seu maior desejo é retornar de volta para casa, para isso ele deve encontrar um mágico, que lhe mostrará como realizar esse seu desejo. Para chegar até ele, contudo, Dorothy viverá uma aventura inesquecível através do caminho de tijolos amarelos.

wizardofoz3

Em sua aventura ela terá a ajuda de três companheiros,o Espantalho (Ray Bolger), que está indo pedir um cérebro, o Homem de Lata (Jack Haley) que quer um coração, e um Leão Covarde (Bert Lahr) que vai em busca de coragem. Eles ainda terão que enfrentar as maldades, da Bruxa Má do Oeste, para conseguir aquilo que desejam.

A primeira vez que assisti esse filme, eu tinha 8 anos, e me lembro que a minha mãe deixou eu ficar acordada até tarde ( Provavelmente, o filme passou umas 11 da noite, mas para meus padrões era tarde!!!) para assistir.

936full-the-wizard-of-oz-screenshotDepois fiquei tão viciada na estória, nos personagens, nas músicas, que alugava direto, ainda em VHS. Assim como Dorothy, e como milhares de pessoas ao redor do mundo, eu fui tragada para dentro da magia de Oz.

O filme foi lançado em 1939, em um mundo, e as tem suas cenas alternadas entre Sépia (para o Kansas) e o totalmente colorido (para Oz).

Em um versão remasterizada do clássico, as cenas do Kansas, ficaram preto e branco, ao invés do Sépia, mas particularmente, eu acho mas charmoso em Sépia, então se você ainda não viu, dê preferencia para essa versão.

É tudo tão inocente, doce e colorido. Até mesmo a bruxa má do Oeste, não é tão assustadora assim.

Eu me apaixonei por essa estória quando tinha 8 anos, e mesmo hoje, mais de 10 anos depois, e muito mais filmes na bagagem, eu ainda me encanto com esse filme.

wizard-of-ozUma das jóias raras, é justamente a sua protagonista: Judy Garland.

Garland, foi uma das divas da era de Ouro do Cinema, e infelizmente, teve uma vida cheia de altos e baixos, na maior parte baixos.  Em O Mágico de Oz, ela estava no começo da sua carreira, e temos uma oportunidade de ver todo o seu talento.

Adoro como as atrizes de antigamente podiam cantar, dançar, sapatear, atuar e ainda manter a imagem de doçura dentro da tela. Hoje em dia, qualquer uma com um rostinho bonito e um corpão vira atriz. A Dorothy, de Garland, é tudo o que podia ser.

o-magico-de-oz-filme1

Over the Rainbow, by Judy Garland

O filme é repleto de músicas fascinantes, inclusive Over the Rainbow, atuações inspiradas, bruxas boas e más, e no final aprendemos valiosas lições.

A maior delas? “Não há lugar melhor, do que a nossa casa!”.

Uma Ótima Sessão!

 

Fanny Ladeira

 

Próxima Sessão: Casablanca

Você não pode dizer que é cinéfilo, se não viu esse filme!

2 comentários:

  1. Nem acredito que ainda não vi esse filme inteiro! Mas deixo muito claro que pretendo, com certeza! Li o livro no início da adolescência e a história me cativou completamente. Inclusive tenho na minha fila de leitura o livro Wicked, sobre Elphaba e Glinda (e pude ver o musical em Londres... magnífico!).

    Bjo!
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. @ALINE T.K.M.

    Agora você me matou de inveja..hhahahah...sou LOUCA para ver Wicked!

    Defying Gravity é uma das minhas músicas favoritas!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!