sexta-feira, 17 de junho de 2011

1

Cinema no Restaurante: Gigi

  

gigi-DVDcover

A era de Ouro dos musicais americanos, terminou há muito tempo. Apesar de ainda termos alguns filmes, que remetem a esse tempo, como Moulin Rouge e Chicago, porém todo o encanto de uma geração, ficou parado no tempo, envelhecendo e sendo esquecido junto com aquela geração.

Fred Astaire e Audrey Hepburn, são nomes fáceis na boca de todo cinéfilo, ao tentar descrever essa fase. Os atores, que na época, eram contratados pelos estúdios, e não tinham a liberdade de hoje, onde encontram mobilidade de fazer filmes de estúdios diversos.

As atrizes, tinham que saber cantar, dançar, interpretar e serem irresistíveis, porque elas precisariam de tudo isso para poderem fazer, os tão prestigiosos musicais.

sjff_03_img1157 Gigi, filme lançado em 1958, conta a estória de Gigi ( Leslie Caron), uma moça extrovertida e brincalhona, que está passando pela difícil fase de deixar as brincadeiras e se tornar uma moça. Sua mãe, é uma cantora de ópera sem futuro, e a sua avó, Madame Alvarés ( Hermione Gingold), que fica responsável pela sua criação. Gigi, mal tem noção de que a sua vida já está sendo decidida, e que sua avó e Tia Alicia, planejam com que o bom amigo da família, e rico proprietário do ramo do açúcar, Gaston Lachille ( Louis Jourdan), tome Gigi como a sua cortesã. Mas enquanto, ambos Gigi e Gaston, ficam no escuro nesse respeito, os dois vão desenvolvendo uma amizade e cumplicidade, em meios as idas e vindas, casos e escândalos, da alta sociedade.

O filme se passa na encantadora Paris do começo do século, e todos aprendem, que algumas coisas o dinheiro não pode comprar.

Eu tenho que admitir que AMO musicais. Não todos, por exemplo não suporto Amor, Sublime Amor ( um clássico,mas que deixo passar!), mas em sua maioria são estórias encantadoras, e que sabem colocar muito bem as canções para não deixar o filme, nem maçante, e muito menos desinteressante.

Um dos meus Tops musicais é justamente esse. Gigi, é uma personagem adorável, e até mesmo Gaston, que poderia ser considerado um rico mesquinho, na verdade  é uma pessoa simples, que nasceu muito rico, mas que encontra mais alegria, convivendo com Gigi e a sua família.

gigi champagneO filme, apesar da temática que poderia gerar algumas discussões, faz tudo muito com classe, então não tem nada explicito, muito pelo contrário, para uma criança, o fato de Gigi estar sendo treinada para ser uma amante de luxo, pode passar despercebido.

Leslie Caron é a luz desse filme, embora divida a alma com os outros atores. É impossível não ficar completamente extasiada com o seu canto (não é ela cantando, mas ela faz uma boa personificação), e também com o fato dela ser na época uma mulher de 28 anos, que tinha acabado de ter ao seu primeiro filho, interpretando uma menina, de no máximo 16 anos.

1100_014901.jpg

Ela entrega uma Gigi, que nunca poderá ser superada, desculpe as futuras adaptações desse filme, mas é a verdade.

Louis Jourdan que dá vida a Gaston, é outro que faz uma interpretação magnifica. Além de ter um porte e estilo característico, dos grandes atores dessa época.

Falei especificamente dos dois, porque ao longo do filme, são os dois personagens que acabam totalmente transformados, e é muito bom acompanhar esse mudança. Porém tenho que frisar as participações de Maurice Chevalier, como o tio de Gaston, Honoré, um solteirão invicto que tem uma história com a avó de Gigi, e de Eva Gabor, como Liane.

A direção ficou a cargo do legendário diretor, Vincente Minnelli, que anos antes havia descoberto Leslie Caron, em Sinfonia em Paris.

Por ser um musical, eu claro não poderia deixar de falar das maravilhosas canções. Nunca tive tanta dificuldade em encontrar para download as músicas de um filme, quanto desse. É impossível até mesmo encontrar um cd para compra. Então peço, para que se alguém encontrar, me avisar.

Mas vamos ao que interessa, há várias músicas que mereciam a citação, porém vou colocar as ais interessantes:

* Nesse clip, podemos ver a total espontaneidade de Gigi.

* Um magnifico solo de Louis Jourdan, é uma cena importante para o filme também, além de engraçada.

* Uma olhada dentro da alma e dos desejos de Gigi.

1100_014902.jpg

 

 

 

O filme é uma obra prima, e ganhou 9 Oscars. Infelizmente do elenco inteiro, a única ainda viva, é Leslie Caron, que pode ser vista nos filmes Chocolate e Á Francesa.

 

 

 

Uma ótima pedida para a final de tarde, e sem dúvida um filme memorável!

Fanny Ladeira

Próxima Sessão: Um Tiro no Escuro

* Vamos rir muito?

Um comentário:

  1. ADORO filmes antigos, vou procurar este filme por toda a internet!

    Mil beijos.
    @mariaclarabruno
    http://www.coffeesandbooks.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!