sábado, 28 de maio de 2011

2

Resenha: Destino

 destinoMATCHED 

Livro: Destino - Série Matched
Autora: Ally Condie
Editora: Suma das Letras
Nota: 2 estrelas

readLeia um Trecho

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade.

Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família.

Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro.
Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.

Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés.

Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Quando decidi ler Destino, ou Matched no original, primeiro livro da Trilogia de mesmo nome, lançado pela Suma das Letras no Brasil, as expectativas em torno desse volume estavam muito altas. Foram tantas resenhas, comentários e ti-ti-ti sobre essa série, que mesmo tendo feito uma promessa de ficar um pouco longe de séries literárias, não resisti e resolvi ler.

Destino, tem uma estória incrível, e uma idéia muito ( muito mesmo) boa, o livro realmente tinha tudo para se tornar, uma ótima leitura, fã da série Jogos Vorazes e Feios, mal podia esperar pela oportunidade de ler outras séries distopias, mas me peguei tendo dificuldade para até mesmo terminar de ler, e mesmo quando faltava pouco para o final, estava desaminada com a meta de acabar logo.

Como disse, o livro tem sim, uma estória muito boa, e Condie, tem uma longa carreira como escritora, se tiver sempre boas ideias como essa, só que não consegui me encantar com o livro.

Cassia, é inteligente e está disposta a quebrar algumas regras da Sociedade - como é chamado o governo -, entretanto fiquei com o sensação que é mais uma rebeldia sem causa, do que uma resolução própria de mudança. Sim, ela começa a questionar vários pontos da Sociedade, e alguns são bem válidos e interessantes, como a morte em uma determinada idade, e algumas artimanhas da Sociedade para controlar a vida da população.

Apesar de ter todas as suas atitudes serem de boa vontade, fiquei um pouco atrás, já que tudo que ela quer fazer se resume apenas, em conseguir dar liberdade ao seu amado, Ky.

E aí, chego em outro ponto que não gostei. O sistema de Par, criado pela Sociedade, é no mínimo cruel, já que você tem que se casar com a pessoa que aparece na tela, mas enquanto a maioria tem que casar com pessoas que nunca conheceram, Cassia tem como o seu par o seu melhor amigo e pequeno amor, Xander.

Ou seja, ao contrário de todos, Cassia tem a oportunidade de ficar com quem ela sempre quis. Mas, não! Como apareceu na tela a foto de outro garoto, outro garoto que ela, praticamente nunca conversou, tudo muda de figura e ela simplesmente esquece de Xander, e vai atrás de Ky. Em um momento de confrontação Xander chega a falar para

Cassia "Apareceu os nossos dois rostos, mas você preferiu ver só Ky."
Não que Cassia, demonstre ter uma conexão muito grande com nenhum dos dois. Falta química, falta aquela vontade de torcer por qualquer casal, seja Cassia e Ky ou Cassia e Xander.

Ainda não desisti da série e pretendo ler a continuação, Crossed, que será lançado no final do ano.

Entretanto, para mim, a Série Matched, já começa com um pé esquerdo.


Fanny Ladeira


AllCondie._V200580265_ Ally Condie era professora de Inglês em uma High School, ela mora em South Lake City ( todas as escritoras mora lá, né?) com o sue marido e três meninos. Ela mantém um blog que atualiza duas vezes por semana, onde fala de seus eventos, livros e um pouco da sua vida. Acesse e conheça um pouca dessa autora: Http://www.allysoncondie.com/

2 comentários:

  1. Nossa, 2 estrelinhas só? Poxa! =/ mas vou ler msm assim, estou com minha copia em ingles aguardando ser lida! haha

    Mil beijos.
    @mariaclarabruno
    www.coffeesandbooks.com

    ResponderExcluir
  2. Capa linda, gostei do book trailer...
    Mas já li outras resenhas negativas...
    Desisti de Destino.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!