quarta-feira, 23 de março de 2011

0

Especial Viajar: Passagem e Hospedagem

viajar eu posso

Voo

voo3800

Uhhh, que delícia ir de encontro com o nosso tão aguardado destino, entretanto, esse tão amado sonho pode se tornar um pesadelo se você não tomar algumas cuidados, e isso já começa com a escolha da cia área e do voo certo.

Passagem é cara. Ponto, travessão, outra linha.

Para a Europa e os USA então, nem fale! Mas você pode sim, monitorar e descobrir quais cia oferecem um preço mais competitivo, e até mesmo descobrir quais dias da semana são mais baratos.  É importante, você conhecer a alta temporada do seu destino.

Para o Hemisfério Norte, você pode encontrar preços mais salgados nos meses de 'verão', ou seja, de Junho á Agosto, pode esperar os maiores preços. Os melhores meses podem ser os 'intermediários', como Abril, Maio e Setembro e Outubro. Isso é claro, se você não sonha em passear  por Nova York com neve. Eu particularmente não  gosto de neve em lugares em que quero passear, e por isso marquei a minha viagem para o mais longe possível, de época em que tivesse a possiblidade de nevar ( eu viajei no final de Março).

Mas mesmo na alta temporada, é possível pegar tarifas não tão absurdas. A melhor coisa, é ver o valor que é cobrado nesse ano para a época em que deseja, e começar a fazer uma média.

Cias como American Arline e Air France, costumam ter uma tarifa um pouco maior que as normais, mais na sua totalidade fazem voo direto. Entretanto, há várias cia que apesar de fazerem escala, o valor  é muito interessante.

Eu nunca dei muita atenção, mas depois de conseguir comprar a minha passagem, agora sempre fico de olho nas tarifas da TAP Arlines ( Cia Portuguesa). O serviço a bordo também é muito bom e a minha única reclamação é com a comida de bordo da volta, que não eu não gostei, mas na volta estava tão grogue e cansada que só queria dormir e dormir.

Outro ponto, na hora de fechar o voo, é prestar atenção nas escalas, porque ficar horas, e horas, dentro de um aeroporto, ninguém merece.

A forma mais fácil de conhecer os valores médios de cada Cia área, é pesquisando, há vários sites que você pode saber os preços de várias cia ao mesmo tempo para o mesmo período. Eu sempre procuro tirar uma base pelo site da Decolar e depois que vejo qual cia tem o melhor preço, vou para o site dela para conhecer as comodidades e as formas de pagamento.

Hospedagem

Um dos grandes pontos bons de viajar pela Europa, é ter a oportunidade de ficar em albergues.

136 Os Albergues na Europa atendem, em sua maioria, jovens viajando pelo continente. Eles são a opção mais barata de hospedagem, e você pode escolher entre ficar em um quarto coletivo, ou optar por um quarto privativo. Para quem vai com cia, e principalmente quem vai com turma, essa é a sua opção.

Os preços competitivos dos Hostels ( albergues) fazem com que qualquer viagem pela Europa fique mais próxima, há vários sites, que você pode conhecer os hostels que existem em cada cidade e descobrir se há reservas para a data escolhida, saber os preços e até mesmo fazer as suas reservas.

Eu nunca me hospedei em um, então fica difícil explicar exatamente o que esperar, mas nunca escutei nada muito absurdo desse tipo de hospedagem.

Para conhecer mais acesse: http://www.hostelworld.com/ e http://www.hostels.com/

Porém, se você vai sozinha, ou se você quer um pouco mais de sossego e tranqüilidade, vale a pena gastar um pouco mais e ficar em um hotel.

Em Paris, pelo menos, os hotéis de 2 estrelas são confortáveis, e higiênicos. Eu fiquei em um 2 estrelas em Bercy ( daqui a pouco falarei da localização certa), e fiquei assustada no começo pelos relatos falando que os quartos eram pequenos. São, mas se você vai sozinha, não vai sentir tanta diferença assim.

O hotel tem quartos confortáveis, e uma cama maravilhosa! Além de TV, frigobar e um banheiro super limpo com um chuveiro de outro mundo. Acredite em mim, depois de um dia cansativo, as única coisa que você vai desejar é uma  bom chuveiro e uma boa cama.

Outra opção é o aluguel de algum estúdio, em várias cidades turísticas as pessoas oferecem aluguel de apartamentos mobiliados, e até oferecem a opção de alugar por uma semana, mas é preciso tomar muito cuidado com esse tipo de aluguel, e ter certeza da localidade e de outros detalhes do apto. Quem for escolher esse tipo de hospedagem, é importante ter recomendações de pessoas conhecidas, mas eu já li história de pessoas que mesmo assim, tiveram uma  experiência horrível, e no meio da estádia tiveram que se mudar para um hotel.

Ou seja, a escolha da sua hospedagem ideal para você, deve ser feita com cuidado para que a sua viagem dos sonhos, não se torne um pesadelo.

Qual o melhor lugar para se hospedar?

Primeiro, dê uma olhada para ver se a cidade tem um bom sistema público de transporte, e conheça as regiões.

Há regiões, que são mais agitadas durante o dia, mas a noite ficam bem desertas, e outras que são o contrário. E você pode optar até mesmo em ficar em uma região mais residencial.

Escolhendo a sua região, o ideal é encontrar um hotel que seja fácil de chegar por transporte público (em uma viagem com um Budget apertado, você tem que correr de táxis). Agências, sites, e comunidades dedicadas a cidade podem ser o lugar ideal para encontrar o seu hotel.

O site Trip Advisor tem uma base muito grande de hotéis na Europa, e através dele você pode ver a localização, fotos, reviews de outros hospedes e você pode ver se tem disponibilidade para a data e até mesmo fazer reservas.

Em Paris? Onde ficar?

Paris está divida em Arrondissements,o ponto de marcação fica no meio da praça da Catedral de  Notre Dame, e vai dividindo a cidade seguindo uma linha que imita um caracol, em 20 Arrondissements.

Cada Arrondissements  tem a sua característica e tem que ficar atento para saber todos os detalhes da vida diurna e noturna do lugar.

carte-paris

Muitas pessoas, ás vezes escolhem ficar no 18° Arrondissements (Butte-Montmartre), para ficar em Montmartre, mas poucos sabem que a essa charmosa região, fica deserta a noite, e pode dar um pouco de medo de andar a noite, e aproveitar a cidade preocupada, com hora certa para voltar, é o fim.

Evite também o 19° Arrondissements ( Buttes-Chaumont) região de La Villete, e 20° Arrondissements (Ménilmontant) região de Belleville, que são redutos de comunidades mais pobres, e são consideradas regiões perigosas. Em Villete, há um bom parque para passeio, e durante o dia, já me relataram, que não é perigoso, mas a noite a região deve ser evitada. Eu tomava cuidado na volta a noite para o hotel, para não errar o caminho no Metro e cair nessas regiões. Para uma turista mulher e sozinha, todo cuidado é pouco.

Os distritos mais recomendados, são os de maior pontos turísticos, começando pelo 16° -Passy (região da Torre Eiffel, considerado de alto nível) nessa região se localiza o Ritz, o hotel mais caro da cidade.

Passando pelo 8° - Élysée (Champs Élysée),  9°- Opéra,  2° - Bourse, 1° - Louvre, 5°- Panthéon, 6° - Luxembourg, 7° - Palais-Bourbon, 3°- Temple, 4°- Hôtel-de-Ville, todos esses Arrondissements são muito bem recomendados, e cada um tem a sua característica, mas mesmo assim é bom avaliar cada distrito separadamente,o metro é muito rápido e atinge quase 100% das atrações e pontos turísticos, então você não precisa ficar grudado em algum ponto especifico.

Eu por exemplo, não fiquei no miolo, fui parar no 12° Arrondissement (Reuilly) na região de Bercy, um simpático e gostoso distrito localizado ao sul de Paris. Em alguns mapas turístico ele nem aparece, já que é considerado um Arrondissement residencial, mas há vários hotéis na região, além de padarias, restaurantes e bares. Um bom ponto para quem quer, assim como eu, entrar um pouquinho na vida dos parisians, mesmo que seja por alguns dias.

O meu hotel

114206_Main Agora quem quer uma recomendação mais específica sugiro, o Le Quartier Bercy, hotel que eu fiquei durante 9 dias.
Esse é o hotel, que pelo menos a um tempo atrás, oferecia o menor preço para estádia em Paris, se você fosse viajar pela CVC. Como eu sempre sonhei em ir, sempre ficava vendo para conhecer os hotéis, então quando fui fechar e o operador sugeriu ele, eu aceitei na hora.

Porque?

Primeiro, e o mais importante, é limpo e organizado. Bem limpo na verdade, e olhe que eu sou bem enjoada! A Staff é bem atenciosa, e todos falam inglês, o que pode salvar quem só arranha no Francês. E o café da manhã é super delicioso!

2746528880_d41248e63bApesar de estar localizado um pouco distante da região mais conhecidas e visitadas de Paris, ele tem vários fatores que contribuem para se tornar um opção boa e barata:

* O Arrondissement é bom, residencial, com diversos comércios que podem facilitar as nossas vidas, como mercadinhos, pequenas lanchonetes e o Monoprix ( um mercado famoso da França, que tem preços muito bons!).

* Realmente o hotel tinha um preço competitivo.

* O hotel fica na Boulevard de Reuilly e é servido de duas linhas de metro, uma em cada lado da rua. Do lado direito, na estação Dausmenil, estação da linha 8 do metro, que já te leva para a zona turística da cidade, lógico que você terá que fazer algumas baldeações, mas as linhas que cortam a cidade são tão extensas, que de qualquer maneira vocês terão que fazer baldeação. Do outro lado da rua, você encontra a estação Dugominer, que em uma estação você faz ligação para linha Bercy, e em menos de 10 minutos você está na estação Madeleine, que tem várias linhas que ligam a vários pontos.

* Tem a oportunidade de ver, um pouco, a vida do real parisians.

Sim, por mim eu ficava um mês morando na cidade. Eu queria ter a experiência de viver na cidade de seguir o seu ritmo, e de certa forma isso foi o que aconteceu.

E quando for viajar de novo para lá (que não demore muitooo!) não duvido que vou escolher novamente esse hotel.

É ótimo quando as suas expectativas saem como o planejado!

Fanny Ladeira

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!