terça-feira, 28 de dezembro de 2010

4

Resenha: O Beijo das Sombras - Academia de Vampiros

Livro: O Beijo das Sombras - Academia de Vampiros

Autora: Richelle Mead

Editora: Agir

Nota: 2,5 estrelas



Lissa Dragomir, não é uma adolescente normal. Ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi.

Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.

Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.

Mal sabe elas, que vários perigos as aguardam de volta na escola, e isso inclui, treinamentos pesados, cortes depressivos, uma menina que quer destruir a reputação das duas, e um Dimitri.

Eu não tinha a menor pretensão de ler esse livro. Em parte porque eu não gosto de livros de vampiros ( eu sei! sou fã de Crepúsculo, mas nem conta muito como livro de vampiro, né?), para mim toda essa parte do mito é muito chata! Por isso ele não estava na minha lista.

Mas depois que a Thaís, do Obsessão Literária, falou muito sobre a série, resolvi colocar na minha lista e lhe dar uma oportunidade. E me surpreendi um pouco com a narrativa.

Mead, não economiza tabus para narrar a saga de uma escola recheadas de adolescentes. Não falta palavrões, insinuações, paqueras e toda a maldade juvenil presente em todas as escolas, então dou um ponto para ela por não tentar negar isso ,e muito menos virar as costas para uma coisa que é fato.

A não ser pelo primeiro capítulo, a narrativa trava um pouco nas primeiras 100 páginas e se torna um pouco cansativa, ganha um gás mais para o meio, e depois cai um pouco mais,quando o final se aproxima.

Quando as meninas retornam a escola no começo do livro, demora um pouco para outros acontecimentos se desenvolverem e fica muito naquela guerrinha por território dentro do status da escola. Depois quando o foco começa mudar para a luta interna de Lissa e a relação de Rose com Dimitri ( ainda vou falar dele, calma aí!) o livro passa a andar em um ritmo mas natural e interessante.

Mas, achei que o final foi muito fraco, e com muitas voltas. Algumas coisas que acontecem deveriam ter ficado para o começo do próximo, e assim teria elevado mais a expectativa.

Para ter noção como o final me deixou para baixo, no meio do livro já estava pesquisando o preço do próximo, mas agora que terminei, pretendo continuar lendo a série, mas não tem mais pressa.

Porém, o livro tem vários pontos positivos. Um deles é a própria Rose que é um personagem bem diferente das mocinahs do livro. Desbocada e esquentada ela está ali por Lissa para o que der e vier e isso é muito legal. A relação das duas tem uma ligação ou um "laço" bem sobrenatural, e isso aumenta mais a expectativa em relação ao que isso fará com as duas.

O outro é como ninguém é santinho e nem malvado ( bem talvez os Strigoi).

E por fim, não dá para falar desse livro sem citar, o personagem mais misterioso e bonito do livro, Dimitri. Designado para ser o guardião de Lissa na volta para a escola, ele começa a treinar Rose, para que ela possa ser parceira dele, quando acabar os seus estudos.

No meio desses treinamentos, muitas coisas vão rolar e a atração aparecerá dos dois lados, principalmente do lado de Rose, mas o livro é contado na perspectiva dela, então não conta.

E só com um livro, Dimitri começa a despontar para ser mais um dos mocinhos de livro, mais querido. Além de lindo, ele está pronto para qualquer perigo, e isso, ajuda muito ( e muito!) , a montar o cara perfeito nas nossas mentes.


Recomendo para uma leitura, mas com, tantos outros livros que estão me empolgando mais, a leitura da continuação da série ficará para depois!


Richelle Mead, é natural de Michigan, mas mora atualmente em Seattle. Ela se formou em artes mas acabou se tornando uma escritora.
Academia de Vampiros tem 6 volumes já lançados nos USA, sendo que os três primeiros já foram lançado no Brasil.
A Série é um sucesso no mundo inteiro, sendo traduzida para mais de 30 países. Seu outro livro, também uma série sobrenatural, já foi lançado no país, A Canção do Súcubo.





Fanny Ladeira

P.S.: Agradecimento especial a Ludmilla (@milation) que me emprestou o seu livro! Valeu Ludi!

4 comentários:

  1. Fanny você é a primeira pessoa que vejo que não falou mil maravilhas sobre esse livro!
    Confesso que você me desanimou um pouco rsrs

    Eu sempre quis ler porque vejo gente indo a loucura por ele (e pelo Dimitri). Mas ele foi ficando para trás e agora depois da sua resenha ele vai ficar mais ainda kkk

    Beijos,
    Vanessa Pereira
    Nerds Leitores

    ResponderExcluir
  2. Acho que foi porque todo mundo falou tão bemmmmm desse livro que esperava mais!

    Já me falaram que a coisa começa a ficar boa no 3° livro, mas agora vai demorar um poquinho para tomar coragem e ler!

    Mas só não desanima de vez dele, porque tem umas partes bem divertidas, mas não seria o primeiro livro que recomendaria!

    Vai ler Jogos Vorazes, que vc vai se divertir mais...hahahahhaha!!!!

    ResponderExcluir
  3. Desse Jogos Vorazes também vejo todos falando bem.
    Quero ver quando vou poder ler!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum dessa série... Agora quando eu ler já vou estar preparada hehehe

    Jogos Vorazes é simplesmente melhor livro do ano hehehe Não resisti e acabei lendo a trilogia toda e vale muuuito a pena!

    Beijos,
    Giselle

    http://diversaosemculpa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!