sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

1

Especial Jane Austen: Austen no Cinema


A nossa Coluna "Cinema no Restaurante" dessa semana, irá contar um pouco sobre a adaptações feitas da obras de Austen, nossa grande homenageada da semana.

Todos os seus livros ganharam adaptações, as mais famosas adaptações para o cinema foram:

Emma - Ganhou uma adaptação para o cinema, estrelando Gwyneth Paltrow.

Razão e Sensibilidade - Com a direção de Ang Lee, que anos depois ganharia um Oscar pela sua direção por O segredo de Brockback Mountain, tem um elenco de respeito, com Emma Thompson e Kate Winslet como Elionor e Marianne respectivamente. E no cargo dos mocinhos encontramos, Hugh Grant e Alan Rickman.

Enquanto isso a rede BBC, quase todo ano, fornece as mini-séries, e todos os livros de Jane já foram adaptados, incluindo Mansfield Park e Persuasão, e que devido a duração consegue passar mais próximo a fidelidade do livro.

Se pegarmos o livro mais famoso de Jane, Orgulho e Preconceito, temos duas grandes produções baseadas no tema, uma mini-série considerada um clássico e a adaptação para o cinema, que são maravilhosas. Mas será que uma consegue ser melhor que a outra?

O Filme



A adaptação Joe Wrigth, produtor de Simplesmente Amor, chegou para ganhar os corações de todos.

Com Keira Knightley como Elizabeth Bennet, o filme foi bem recebido por critica e público, chegando até mesmo a render uma indicação de Melhor Atriz para Keira, e fez com que as pessoas começassem a ver ela como uma atriz mais séria.

O filme, apesar de sofrer um pouco, com o tempo, para contar uma estória tão envolvente e cheia de personagens secundários importantes conseguiu manter o clima do livro e entregou para a nova geração uma nova faceta das obras de Austen.

Matthew McFaddey foi o responsável, por trazer a tona Mr. Darcy e o fez de uma maneira encantadora, embora o ache um pouco vulnerável demais para o personagem.

Além de Keira e Matthew, o elenco ainda conta com Donald Sutherland como Mr. Bennet e Tom Hollander como Mr. Collins. As irmãs ganham o reforço de terem Rosamund Puke, Jena Malone e a então desconhecida Carrey Mulligan e a grande Judi Denchi como Lady Catherine de Bourg fecham o elenco estrelar.



A fotografia do filme, é um caso a parte, lindamente utilizando raios de sol dando o tom já no começo do filme, somos introduzidas no universo de Orgulho e Preconceito de uma forma mais romântica.

O filme já nasce com cara e jeito de clássico e assim ele permanecerá!


A Série da BBC



Quando eu assisti o filme de Orgulho e Preconceit, eu fiquei totalmente apaixonada e tinha acreditado que tinha visto a adaptação mais bem feita do meu livro favorito.

Porém isso foi até assistir a mini-série feita pela BBC em 1995.

Lá não há um elenco estrelar, tirando o Colin Firth, o resto só é conhecido por pessoas que possam ter dado a sorte de ter assistido algum filme com o ator. As roupas, os cenários, apesar de serem bem fiéis, demonstram claramente que a produção não teve muitos ( eu disse muitos, tá, esse povo sempre tem bastante dinheiro) para gastar.

Alguns momentos da mini-série e de deixar qualquer um vermelho, como as aparições de Mr. Darcy no espelho, e as irmãs de Elizabeth não chegam a ser grandes beldades, mesmo a mais velha Jane, que deveria ser a mais bonita.

Com tantos pontos negativos, você deve se estar perguntando então porque essa versão é melhor que o filme?

Bom, em primeiro lugar, o filme perde muitos pontos com uma coisa que ele não pode lutar, o tempo. Sendo uma super produção que deve agradar não só aos fãs da escritora, mas também ao público geral, a duração do filme não poderia ser nada exagerada. E a série tendo a oportunidade de ser divida em 6 capítulos consegue contornar isso.

Há tanto tempo para se contar a estória como se deve, que há oportunidades de acrescentar cenas. E ele faz aquilo que os fãs sempre esperam, contam a estória inteira, sem corte, e o mais fiel possível ao livro.

Não há nenhum momento do livro que é cortado e tudo, tudo que sentimos ao ler o livro fica muito claro na tela. A distância glacial de Mr. Darcy, o seu tão falado Orgulho e principalmente as vergonhas que a família de Lizzie faz ela passar.

Durante a cena do baile na casa de Bingley, dá para cobrir a cabeça de vergonha por Lizzie, e assim como no livro Mr. Collins é um homem extremamente desagradavel e chato, e o que acontece com Lydia no final fica muito mais evidente, com uma sútil referência aos atos sexuais ( muito pequena, quase nada) acontecidos.

E o mais importante, Mr. Darcy e Lizzie são aquilo que deveriam ser.



Lizze, é espontânea, inteligente, mas mantém as suas boas maneiras em várias ocasiões, em que qualquer um poderia perder a cabeça.

Darcy, é distante porém civilizado, e age como um verdadeiro cavalheiro em todas as cenas, em algumas cenas, porém podemos ver que por trás de toda a civilidade exigida para a época ele é um homem extraordinario, tudo isso você consegue ver presente na série.

Algumas cenas superam o filem de longe, como a discussão de Lizzie com a tia de Darcy, Lady Catherine e a declaração de Darcy para lizzie na casa dos Collins.

Porém o melhor e mais tocante momento, acontece quando Lissie é convidada para um jantar em Pemberley ( residência de Darcy), enquanto passeia com os seus tios. Depois de uma situação que poderia deixar embaraçosa a irmã de Darcy, ela vai ao socorro e acaba contornando a situação da forma mais perfeita. Nesse instante os dois dividem um olhar de gratidão, segredos e de amor.

E para colocar a cereja no topo, o mais amado moccinho de todos os tempos, Mr. Darcy, é interpretado pelo maravilhoso Colin Firth, que além de ser um excelente ator, é muito lindo e sedutor ( Na minha humilde opinião, eu pessoalmente adorooooo o cara!) que dá um show! As maneiras, as roupas, tudo caiu como uma luva nesse adorável inglês.

Não deixando ela de lado, Jennifer Ehle,que também apresenta uma Lizzie perfeita, com sotoque e tudo, mesmo sendo americana. ( Curiosidade: Elsa é filha de Rosemary Harris, a tia de Peter Parker em Homem-Aranha)

Colin Firth, hoje em dia é um famoso ator e segue com grandes chances de levar o Oscar de melhor ator esse ano, e Jennifer Ehle divide a cena com ele nesse filme também, O discurso do Rei, ela manteve a sua carreira mais ligada ao teatro a pequenos filmes.

Segundo o IMBD, os dois tiveram um relacionamento enquanto gravavam o filme, o que eu não posso 100% afirmar porque o IMBD é montado por outras pessoas. ( Você sabe o que aconteceu? divida nos comentários!!)

A série ganhou diversos prêmios, inclusive o BAFTA.

Se depois disso tudo você ainda não conseguiu entender porque eu considero a série muito melhor que o filme, como uma adaptação, assista!

Vocês vão adorar, e tenho certeza que algumas vão me dar razão! heeheheheh


Mas o que mais importa é o fato das duas serem ótimas adaptações, que do seu modo encantam várias pessoas ao redor do mundo!

De qualquer jeito a obra de Austen está sendo espalhada, isso é o que importa, ?


Fanny Ladeira

Um comentário:

  1. Assisti Orgulho e Preconceito, filme e série (Jane deveria ser mais bonita mesmo).
    Emma, filme e série.
    Razão e Sensibilidade, série.
    Post EXCELENTE!
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!