quarta-feira, 3 de novembro de 2010

0

Resenha: A Walk to Remember

Livro: A Walk to Remember
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Grand Central
Nota: 4,5 Estrelas


Em 1958 no interior da Carolina do Norte, sair a noite para sentar em cima de túmulos e simplesmente comer amendoim e conversar com os amigos, te qualifica como um garoto problema, e isso é exatamente o que Landon Carter é considerado, um problema.

Filho de um congressista, que mais vive em Washington do que com a sua própria família, Landon se acostumou a não ter o pai ao seu redor em Beaufort, o que ajudou a criar um a distância entre os dois. No último ano do colégio, ele decide fazer aula de teatro, para poder ter uma aula em que pudesse dormir. O que ele não sabia era que isso iria fazer com ele estrelasse a produção da escola para o Natal, uma peça escrita pelo reverendo da Igreja Batista.

Na peça ele fará par com a filha do reverendo, Jamie Sullivan. Jamie também é diferente dos outros alunos, mas ao contrário de Landon, ela é bem vista por todos da cidade por causa do seu bom coração, Landon não a destrata, mas também não considera uma pessoa interessante para se conversar, principalmente fora do colégio.
Porém, durante o ensaio para a peça, tudo o que Landon sabe sobre a vida, o amor e Jamie mudará.


"Eu olhei para Jamie e depois para o telhado e para o resto das sala, tentando manter a minha compostura, e depois de novo para Jamie. Ela sorriu para mim e eu sorri para ela, e tudo o que pude imaginar é como eu pude me apaixonar por alguém como ela."


A maioria dos livros do Nicholas Sparks que eu já li, ( até agora 5, sendo que 3 deles já tem resenha aqui!) são livros bonitos e tocantes, cada um fala de uma fase de vida e de um tipo de amor diferente. A última música tem um amor juvenil, mas o foco do livro na relação de pai e filha e não no romance em si.

Agora esse sim, é para fazer os corações se tornarem jovens novamente.

Quem viu o filme, conhece a estória e o livro não foge muito disso, apesar de ter algumas diferenças. Por se passar no final da década de 50. As pessoas e suas atitudes segue o estilo da epóca.

Landon é doce e calmo porém com um pouco de rebeldia. Jamie é muito temente a Deus e tem um carinho especial por todos em geral, as partes em que os dois visitam o orfanato da cidade, inclusive na véspera de Natal, são lindas.

É maravilhoso, ver Landon aos poucos se entregando a Jamie, e conseguimos sentir ele se entregando ao amor.

Eu já assisti o filme umas 500 vezes, por isso é complicado escrever a resenha sem fazer comparações com o filme. Mas já posso adiantar que o livro apesar de ter um tom muito parecido com o ritmo do filme, merece ser lido.

"- Como você sabia?
Ela tremeu sem responder, e nos sentamos por um momento, olhando enquanto a chuva martelava o vidro da janela.
- Quando eu te disse que rezava por você - ela finalmente me disse - o que você acha que eu estava falando?"


Há muitas cenas lindas que não apareceu no filme, e vice-versa, porém é muito fácil emocionar o público quando se tem recursos visuais, principalmente se é a carinha de doente da Mandy Moore, porém quando se tem somente as palavras é muito difícil atingir o mesmo nível, mas é claro que Sparks, sendo quem é consegue fazer isso sem nenhum problema.

Mas não espere nada piegas, assim como em seus outros livros, Sparks é bem objetivo e deixa com que o leitor fique com seus próprios sentimentos e memórias para se emocionar. Apesar da temática meio pesada o livro é bem leve e conseguimos dar uma boas risadas, acho que ajudou o livro ser narrada em primeira pessoa, pela perspectiva de Landon, que conseguiu dar um toque juvenil para o livro.

Um livro para fazer rir e chorar, um livro com sentimento, um livro para recordar!!!

Fanny Ladeira

Veja a Resenha de outros livros do Nicholas Sparks AQUI


* Esse livro a muito tempo está fora de catalogo no Brasil, e consegui comprar ele através do Book Depository veja o nosso artigo sobre como comprar livros importados
Mas se você não sabe ler em inglês uma dica é pesquisar no Estante Virtual, eu comprei o livro em edição da Seleções para o meu pai por um preço muito interessante, o título do livro em português é Um Momento Inesquecível!

Porém fica aqui um apelo para a editora que retém os direitos, republicar o livro no país, com certeza seria um sucesso!


Nicholas Sparks é mora na Carolina do Norte com a sua mulher e filhos,ele é considerado o bom moço dos leitores, com seus livro sobre temas como amor e superação. Querido John, A última música, Um amor para recordar, O diário de uma paixão além desse Noites de Tormenta, foram adaptados para o cinema se tornando sucessos automáticos. O próximo livro seu a ganhar um versão para as telas é "The Lucky One" que contará com Zac Efron no elenco.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!