sábado, 30 de outubro de 2010

0

Especial Halloween: Como tudo começou....Bruxas



De O Mágico de OZ a Harry Potter, a bruxaria tomou conta de muitos livros.

Mas o mito das Bruxas vai além dos livros e até mesmo uma seita é formada com pessoas que acreditam, e algumas que afirmam que são bruxas, chamada de Neo Paganismo.



Não se sabe ao certo como começou, mas já havia várias pinturas nas cavernas em homenagem as deusas da fertilidade, criada pelos primitivos do período Neolítico, eles já praticavam também, pequenos rituais.

A cultura das bruxas, foi bastante divulgada na Grã-Bretanha, principalmente baseado em uma má intepretação das sarcedotas Druidas.

Os Druidas era uma das mais altas classes dos Celtas, responsáveis por serem os juízes, filosofos e pensadores, são comparados ao Carvalho, porque o Carvalho é uma das árvores mais antigas da floresta, por isso era associados como os "grandes sábios".

As Druidas femininas, representaram pouco dentro dessa cultura, a única vila de Druidas conhecida, localizava em Sena, a beira do Mar britânico.

9 mulheres faziam parte da sociedade e tinham o poder de cura e de conseguir ver o futuro, alguns diziam que elas também conseguiam transformar pessoas em animais, por isso a associação dos Druidas com a Bruxaria.

Mas com a chegada do Cristianismo, essas mulheres e tantas outras que moravam em vários pontos das ilhas que hoje é conhecemos como Reino Unido, foram consideradas Bruxas, invés de serem vistas como mulheres poderosas, elas eram acusadas de fazer pactos com o demônio.

Muitas dessas mulheres, somente tinham mais conhecimento de plantas e ervas de curas, e por isso tinham esse 'poder' de cura, por causa disso qualquer mulher que começasse a apresentar um comportamento diferente era acusada de Bruxa. Até mesmo se ela perdesse a hora e dormisse até mais tarde, os maridos costuvam acusa-las de estar sonhando com o Diabo. ( Brincadeira, né? Eu matava um desse!)

Esse sentimento de ódio e combate continuou por quase 15 séculos, chegando no ápice na Idade Média, aonde começou a Inquisição.

A Inquisição, ou A Caça as Bruxas, foi uma comissão criada pela Igreja Católica,em busca de acabar com os os pagões. Mas a forma de acusação e confissão eram muito questionáveis.

Qualquer pessoa podia fazer acusação contra outra, na maioria das vezes os patrões acusavam alguma empregada ou escrava pela doença de alguém da família, ou porque as plantações foram estragadas, por causa do mau tempo.

Os inquisidores, tiravam a confissão das mulheres através de tortura, essas querendo que as dores acabassem confessavam tudo o que o inquisidor pedia, mesmo que aquilo não fosse a verdade.

Mas elas não tinham muita opção, os julgamentos eram rápidos, e a execução variava. Se a 'bruxa' confessase, ela era estragulada e depois queimada, mas se ela não falasse nada, ela era queimada viva.

A mais famosa vitíma da Inquisição foi Joana D´arc, que sob a permissão do Rei da França, comandou o exército francês, com as intruções que tinham ouvido de uma aparição que ela julgava ser de Maria.

Após lutar para livrar alguns territórios do controle, o Rei Carlos VII foi finalmente coroado, para depois fugir de Paris, com a invasão de tropas portuguesas. Joana ficou para trás, para lutar, e acabou sendo presa, e em 23 de Novembro condenada.

"Tive a sensação de vislumbrar a dimensão do Mundo
quando experimentei ver pelos teus olhos."
Joana D'Arc



Ela morreu queimada viva aos 19 anos. Somente anos depois ela seria absolvida e depois beatificada pela Igreja, a sua beatificação aconteceu em Notre-Dame. Tive a oportunidade de conhecer a Notre-Dame, e ao chegar perto da sua estátua, me emocionei ao imaginar o quanto essa menina passou, se a metade dos homens tivesse 1/3 da coragem dela estavamos bem melhor.

Mas havia muitos outros países, aonde também havia relatos de bruxarias, e a inquisição também estava lá para atacar. Nos Estados Unidos o mais famoso tribunal das bruxas, foi na cidade de Salém, aonde diversas mulheres morreram, algumas somente por apresentar um coportamento menos social, ou viúvas amargas.

Os inquisidores alegavam que essas mulheres subiam em suas vassouras e voavam para reuniões, aonde louvavam o demônio e faziam orgias. Hoje devido a ciência sabemos que as mulheres tem um sexto sentido aguçado e uma maior percepção das coisas, por isso podemos perceber porque muitas eram consideradas bruxas.



Eu era uma que ia para a fogueira, só de ver as pessoas trocando olhares em uma sala cheia de gente, eu sei quem está saindo com quem! ( Algum poder há mais, meninas???)

As inquisições só acabaram quando a Era da luz, ou Iluminismo, chegou, jogando um pouco de razão nas cabeças das pessoas e acabando com essa palhaçada!

Nos dias de hoje, a maior série de livros do século, Harry Potter, trás uma nova variação dos bruxos, a vassoura continua, mas são mais organizados e cheios de regras, convivendo as escondidas dos trouxas.

MUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHAHHAAAAHAHHAH!!!

As Bruxas nos Livros:

- As brumas de Avalon
- Série Harry Potter
- As crônicas de Nárnia, A cadeira de Prata
- O mágico de Oz

As Bruxas no Cinema/TV:


- Jovens Bruxas
- Sabrina, A aprendiz de Feitiçeira ( adorooooooooo)
- Charmed
- Da magia a Sedução

Avisando, que ainda estou esperando a minha carta de Hogwarts!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!