terça-feira, 21 de setembro de 2010

0

Resenha: Perfeitos

Livro:Perfeitos - Série Feios
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Nota:4 estrelas


ATENÇÃO: Essa resenha contém Spoilers, para quem não leu o primeiro livro da Série, Feios.

Todos os acontecimentos do primeiro livro, levaram Tally YoungBlood a tomar um difícil decisão, para salvar Shay e tentar descobrir se a cura criada pela Dra. Mandy, é realmente confiável ela acabou passando pela cirurgia e agora é uma Perfeita.

Mesmo tendo se preparado para isso, a cirurgia mudou ela de diversas formas. Primeiro, a mais obvia, externamente, a tornando Perfeita, mais bonita do que ela imaginou que seria. Segundo, seu cerebro foi alterado durante a cirurgia, a tornando 'mais fácil de lidar' e sem questionar as autoridades sobre nada. Agora a sua vida se resume a festas, champagne e a ser Borbulhante. Tanto ela, quanto Shay vivem a mesma vida agora, e apesar de lembrarem de muitas coisas, ela preferem não pensar nisso e sempre querem continuar a borbulhar.

Tally também tem um novo cara na sua vida, o nome dele é Zane, e ele ...Borbulhante. Estou repetindo tanto a palavra 'borbulhar' porque é essa a palavra mais falada nesse livro, se prepare.

Quando um festa a fantasia é promovida em uma grande e antiga mansão na cidade dos Novos Perfeitos, o real estado de consciência de Tally é posto a prova. Alguém do passado aparece para lembrar Tally de que está não é a vida que ela queria, e apartir daí começa a luta dela e de Zane para descobrir voltarem a ser eles mesmos.

Eu já havia gostado muito de Feios - (Veja nossa resenha Aqui), mas não havia me empolgado muito, o livro era muito bem costurado e com idéia maravilhosa, mas faltava aquela ansiedade por mais. E, aparentemente, era só um aperitivo para o que seria esse segundo livro.

Agora com Tally como perfeita, podemos analisar mais de perto a vida, dos seres considerado 'idéiais', os Perfeitos, e vemos a futilidade deles. A critica pela busca da beleza fica ainda mais acentuada, e até mesmo pessoas de personalidades fortes e contra a transformação, como Shay, viram uma boneca artificial.

Houve muitas respostas nesse, mas também surgiram mais outra pilha de perguntas, Principalmente na terceira parte do livro. Novos personagens entram em cena, rostos conhecidos voltam, e uma pessoa muito próxima se transformará no pior inimigo.

Tem muita adrenalina, mistérios, uma tribo no mínimo curiosa e um pouco de romance, mas não é o foco dele por isso não espere ele gastar muito tempo nesse assunto. O David ainda continua um personagem pouco explorado, mas Zane aparece para roubar a cena.

Eu sinceramente, não gostei do Zane, mas acho que é porque tenho uma quedinha pelo David. =P

Tally, como sempre, se mete em confusões e situações para lá de perigosas. Bella Swan, pode tirar o seu título de imã para confusões, encontramos uma pessoa ainda mais azarada, mas ela já demonstra uma maturidade maior do que no primeiro livro, e no final ficamos na expectativa do que será a vida dela daqui para frente.

Detalhe: A frase final é de tirar o folego!

A única coisa que sinto falta na série é uma clara imagem dos outros personagens, uma coisa normal em livros descritos em primeira pessoas, mas por se tratar de praticamente de triller, gostaria de poder ter um conhecimento maior em cada personagem, ás vezes a desconfiança em cima de alguém me faz olha uma cena com olhos diferentes, duvidando das atitudes e dos sentimentos.

"Talvez ela não precisasse de uma príncipe maravilhoso para ficar acordada - e nem de um feio, para constar. Afinal, ela tinha se curado sozinha, sem pilula, e tinha conseguido chegar atá aqui sozinha. Ninguém nunca havia conseguido escapar da cidade duas vezes. Talvez em algum lugar dentro dela, ela estava sempre borbulhando. Só precisou amar alguém, ou estar na natureza, ou somente um pulo dentro de uma água congelante, para isso vir a tona."


Disse na resenha de Feios, e volto a a falar aqui. Westerfeld acertou em cheio criando um mundo onde as pessoas são separadas pelo seu padrão de beleza, nos dias de hoje isso já acontece, então porque não no futuro?

Em uma parte, Tally fala que o mundo dos Perfeitos é ruim porque você não tem a liberdade de escolher o tipo de vida que você quer levar, você é pré-programado para seguir um padrão. É engraçado porque hoje, é assim. Nós temos a falsa pretensão de que nós tomamos as nossas próprias decisões, mas a maioria são só 'falsas pretensões' mesmo, há uma pressão da sociedade como um todo para que seguimos um certo padrão.

Nossas escolhas, assim como a dos seres também são pré-programadas, a única coisa que podemos fazer, é lutar contra isso. Nós que, temos o costume de ler bastante, temos que usar isso como uma arma e correr atrás do que queremos, não do que somos levados a acreditar que queremos

E assim como a Tally, não podemos deixar que isso tome conta da nossa mente, temos que continuar "borbulhando" e fazendo barulho e abrindo a mente de várias pessoas no processo, quebraremos a cara muitas vezes mas quem sabe algum dia poderemos ter realmente Livre Arbitro ou na linguagem de deles, uma vida borbulhante.


Fanny Ladeira

Scott Westerfeld é americano e divide o seu tempo entre Nova York e Sidney, tem diversos livros lançados e já foi indicados a diversos prêmios conceituados como o Best Books for Young Adults 2006 da American Library Association. A Série Feios começou a ser lançada em 2005 e possui mais 2 livros, além de um guia, ainda a ser lançado no país.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!