sexta-feira, 27 de agosto de 2010

2

Resenha: A vida na porta da Geladeira


Livro:A vida na porta da Geladeira
Autora: Alice Kuipers
Editora: Martins Fontes
Nota: 5 Estrelas


Esse foi um dos milhares livros que descobri na Bienal, e fico muito feliz por essa casualidade, porque o livro é estupendo.

É o relato através de bilhetes deixados na geladeira, de um período conturbado na vida de Mãe e Filha, Elizabeth e Claire. Elizabeth é uma obstetra de plantão, tem um dia atarefado, e horários loucos, entre milhares de nascimentos sobra pouco tempo de ficar em casa, e nem sempre esses horários batem com a rotina cheia da filha.

Por isso o bilhete deixados na geladeira, é a maneira da duas se conversarem, ou avisarem coisas importantes, já que mãe se recusa a comprar um celular.
É os bilhetes são o conteúdo inteiro do livro, não há narração, explicação, nem intervenção de qualquer forma. É uma temática arriscada, que a príncipio pode parecer simples mas que ao analisarmos percebemos que é muito complicada.
Por serem tão poucas palavras elas se tornam muito mais importantes. E Alice faz bonito nesse.

A um tempo atrás eu resenhei o livro O Clube do Livro, que falava da relação de Pai e Filho, ele também teve uma nota alta pela qualidade e honestidade no relacionamento. Nem tudo são flores, e muitas vezes as brigas são impossíveis, mas o respeito é mutuo e o amor inigualável.

E é exatamente a grande dádiva de "A vida na porta da Geladeira", mostrando de uma forma tocante e ao mesmo tempo leve, a amor incondicional de Mãe e Filha.
Mais uma preciosa jóia para a minha coleção!

"Não sei aonde o futuro nos levará, mas sei que você ficará bem.
Não poderia ter uma filha mais maravilhosa.
Eu te amo,
Mamãe"


Alice Kuiper nasceu na Inglaterra em 1979, em 2003 se mudou para o Canadá, aonde mora atualmente, "A Vida na porta da Geladeira" foi o seu primeiro livro publicado. O seu novo livro "Lost for Word" saí esse ano.
Ela mantém um site com dicas para ajudar você a escrever acesse: http://www.alicekuipers.com/




Fanny Ladeira

2 comentários:

  1. li e chorei compusivamente!
    maravilhoso uma lição!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns eu adorei o livro ele me passou uma liçao muito importante. Tenho a cereza de que não foiapenas em mim em que as palavras deste pouco e lindo discurso entre mãe e filha tocou estou admirada !

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!