segunda-feira, 2 de agosto de 2010

8

Resenha: Fallen

Livro: Fallen
Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Nota: 4 estrelas


Nós já resenhamos Torment! Acesse!

Fallen, conta a história de Luce, uma menina que vem de uma boa família mas que após ter sido acusada de matar um garoto, vai para um reformatório em busca de um novo começo.Em um ambiente hostil ela faz algumas amizades que podem se tornar muito perigosas para ela. Sem contar que ela fica divida entre o atencioso Cam, e o instável Daniel, por quem ela sente uma atração irresistível e um sentimento que conhece ele de algum lugar.

Todos já sabem que esse é um livro de anjos caídos, então até não é surpresa eu falar que um desses meninos é, mas fico com medo de revelar mais alguma coisa porque o livro é muito emaranhado, e não quero estragar a surpresa de alguém.

De todos os livros sobrenaturais que foram lançados atualmente(que eu já li) eu achei Fallen o mais diferentes. Primeiro sai um pouco do universo vampíresco para entrar na nova moda de Anjos, depois o livro inteiro é contado em 3° pessoa e a autora em algumas partes deixa para você tirar as suas próprias conclusões.
Por exemplo, em uma cena de Luce e Daniel, ele vai embora, ela percebe uma coisa estranha, é comentado detalhes, mas aí o capítulo acaba e o próximo já começa dois dias depois.

Isso no começo é um pouco incomodo mas quando você entra no ritmo do livro, isso é só um detalhe.Adorei principalmente a descrição de uma cena de luta, foi muito bem feita, e a adrenalina sobe. Há momentos muito românticos também, mas nada muito repetitivo.

No final do livro ainda vai ficar muitas perguntas em aberto, mas que com a explicação do livro, faz sentido elas não serem reveladas.

Esse livro estava na minha lista de leitura a muito tempo, e não acredito que demorei tanto tempo para ler porque, pessoalmente, eu amei o livro, achei uma série sólida, com personagens bacanas, realmente me apaixonei.

E que venha o próximo!



E agora uma Entrevista com LAUREN KATE


Explicações: Eu não entrevistei a Lauren, as perguntas e respostas abaixo fazem parte de um e-mail resposta que ela manda para todas as pessoas que enviam qualquer coisa pela caixinha de contatos do seu site (no meu caso uma super apaixonada declaração de amor pelo livro). Como veio muitas perguntas interessantes e ela é ainda desconhecida por aqui, pode ser bem bacana para todos conhece-lá.

O e-mail é bem maior que isso, mas tirei, algumas perguntas com Spoilers. Para quem quer ler o e-mail inteiro, em inglês só me mandar um e-mail ( stefanialadeira@yahoo.com.br) que eu terei o prazer de encaminha-lo para todos.


Querida (aqui tem os nomes de outras 20 meninas) ...Stephania ( com ph mas está valendo)

Muito obrigado pelas suas perguntas, comentários (o que eu fiz, elogiando o livro), resenhas de blogs e apoio! É realmente maravilhoso contar com tantas pessoas que estão animadas sobre a série. Eu acabei de escrever Torment (continuação de Fallen) e eu espero que ele dê muitas razões para essa expectativa.

SOBRE OS LIVROS

Em quem você baseou Luce? Com qual personagem você mais se parece?

Os traços físico de Luce são baseados na mais antiga e melhor amiga. Quando eu comecei a escrever ela, eu coloquei alguns traços de personalidades dessa minha amiga, mas enquanto eu continuava com a história dela, Luce se desviou completamente da minha amiga para dentro de sua própria personalidade. Eu divido alguns traços com ela – como a teimosia e a tendência de ser levada por romance. Mas se eu tivesse que escolher uma, eu sou mais parecida ( apesar de ser difícil de imaginar), talvez seja uma combinação maluca de Arianne e Penn

Você teve dificuldade em criar algum dos personagens?

Daniel foi o mais desafiante, principalmente porque a verdadeira história seu personagem tinha que vir a tona bem aos poucos, passando por cima do curso da série inteira para que os livros funcionem. A revelação no final do primeiro livro era provavelmente o que os leitores sabiam que estava vindo...que é realmente um livro sobre anjos caídos! Mas há ainda uma coisa maior, de virar o jogo para ser revelado sobre Daniel que só será contado mais tarde na série. É um desafio saber o que está vindo e somente poder revelar muito pouco neste momento. O personagem de Daniel é tão difícil como aparenta! Mas eu gosto de pensar que ele é um trabalho em progresso, uma história em desenvolvimento e alguém, que acima de tudo, conhece Luce melhor que todos (incluindo ela mesma), e tem o melhor interesse;

Porque você escolheu escrever em 3° pessoa ao invés da 1° pessoa?

Eu adoro falar sobre o ponto de vista e amo brincar com isso nos meus livros. No caso de Fallen, eu não escolhi intencionalmente o ponto de vista. Na maioria do tempo, quando eu começo uma nova história, eu ouço um trecho voz na minha cabeça e eu começo a escrever. Neste caso, era em primeira pessoa no capítulo um. A escolha de dizer “Luce” ao invés de “eu” foi implícita, nada que eu estava consciente. Eu simplesmente comecei a escrever, mas pareceu mais verdadeiro para a história ser contada por uma 3° pessoa próxima, então eu continuei. Nós estamos quase dentro da mente de Luce, mas tem aquele pequeno detalhe nos separando. Ela permanece um pouquinho irreconhecível, que é como eu queria que a personagem fosse.

Quanto tempo você demorou para escrever Fallen?

Eu fiz um esboço de Fallen em dois meses. Eu escrevo rápida e furiosa( ela fez uma brincadeira com título do filme Fast nas furious) então eu dei um tempo e voltei depois de um ou dois meses para uma revisão mais pesada. Eu usei o Microsoft Word e um antigo computador que nem tem mais o escrito das letras no teclado!

Você tem uma playlist de músicas para Fallen?

Não oficialmente, mas algumas músicas eu escuto muito enquanto eu estou escrevendo:
Drunken Angel de Lucinda Williams
You Look So Young de the Jayhawks
Not Dark Yet de Bob Dylan



Pode adiantar alguma coisa que vai acontecer em Torment?

Eu estou tendo tanta diversão escrevendo Torment agora. Eu acho que eu estou mais orgulhosa desse livro, do que qualquer outro livro que eu já escrevi. Honestamente, esse será BOM. È difícil revelar alguma coisa agora então eu posso dizer “vocês não estão animadas? Não será maravilhoso?” Mas o meu editor provavelmente cortaria a minha cabeça. Então pensando nisso, só irei revelar duas coisas:

1 – A medida que Luce aprende mais sobre o seu passado, mas ela se torna ciente dos poderes que ela tem – alguns deles podem envolver as sombras.

2 – Depois que o 2° livro sair, uma Prequel ( que irá se passar a milhares de anos!) será seguido antes do último livro da série.

Quantos livros de Fallen você está escrevendo? Quais são os planos de publicação para a série? Quando o próximo livro vai ser lançado?

Fallen é o primeiro livro da série que terá 4 livros – apesar que eu vou escrever uma prequel, para explicar algumas coisas que aconteceram antes da história de Fallen começar. Torment é a continuação e será lançado nos EUA no dia 28 de setembro desse ano. Parece longe, né? Mas vocês vão ver que vai chegar mais rápido do que parece. Haverá mais dois livros depois desse, Passion que saíra no verão de 2011 (esse é o prequel), e o último livro (ainda sem título) que será lançado em dezembro de 2011.


SOBRE LAUREN KATE:


Quando você começou a escrever?


Quando eu era nova, eu escrevia sempre e sobre muitas formas – poesias, músicas, histórias, e escrevia muito, muito em meu diário. Eu comecei a focar em ficção na época que eu estava no High School, e as grandes histórias pareciam ser mais fáceis de vir do que contos. Eu me graduei em escrita criativa na faculdade, e fui fazer o meu mestrado em Ficção – mas eu não acho que essas coisas sejam necessárias para ser um bom escritor. Prática, curiosidades, ler muito é um caminho mais importante que qualquer graduação. Eu terminei de escrever o meu primeiro livro quando eu estava formando na faculdade – mas nada nunca aconteceu. Precisou de mais 6 anos para ter um livro aceito para ser publicado

Você lia muito quando pequena? Qual é o seu livro favorito?

Eu sempre fui uma leitora compulsiva. Eu não posso sair de férias por um final de semana sem um pelo menos 5 livros. Enquanto crescia, meu autor favorito era Roald Dahl, e eu acho que li todos os livros dele pelo menos umas dez vezes. Meus autores favoritos de livros infantis e YA são Lois Lowry, Frances Hardinge, Meg Rosoff, Maureen Johnson, Phillip Pullman, e John Green. Eu tenho alguns livros favoritos que são A luz no Farol de Virginia Woolf, O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald, e Cem anos de solidão de Gabriel Garcia Marquez.


Fanny Ladeira

8 comentários:

  1. Vou ler o livro! Eu realmente curti mais as histórias de anjos caidos do que vampiros. Infelizmente estamos assolados de romances sobrenaturais, mas nem por isso devo deixar de ler o tema. Há uma diferença entre esses livros, uns podem ser mais uma historia enquanto outros realmente podem nos acrescentar algo.

    ResponderExcluir
  2. Preciso urgentemente desse livro!!!! Poxa, sua resenha me deixou desjaaaaaaaando ele! *-*
    ;**

    ResponderExcluir
  3. O livro é PERFEITO. Na minha opinião desbancou totalmente a saga Twilight (que eu tinha uma pequena recaída). Sempre gostei mas de anjos do que de vampiros, e quando vi a capa e o nome associei e comprei e só quando cheguei em casa fui ler a contra capa e etc D: uhashusa. Indico MASTEEER! xoxo.

    ResponderExcluir
  4. Livro MARAVILHOSO e a Lauren Kate parece ser uma foofa..indiico, eu gostaria de saber se vc podia me mandar o email que ela responde a essas perguntas??
    se prefir manda pro meu email-kinati@terra.com.br

    Obriigado..

    ResponderExcluir
  5. Ai, já me sinto desesperada! Quero que a continuação seja lançada, já. Afinal de contas preciso saber o que acontece com Lucinda, pq Cam disse a Daniel que ela ainda não é inteiramente e completamente dele, preciso saber se Daniel é mesmo o bonzinho da história, e obviamente, descobrir pq Ari parecia tão mais triste que os outros na despedida! Tô extremamente curiosa, e ahh, a capa de Torment está maravilhosa! :*

    ResponderExcluir
  6. EU FIQUEI MUITO INTERESSADA PELO LIVRO VOU PROCURAR PRA MIM COMPRAR ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura que é muito boa a série inteira!

      Depois me conta se gostou!

      Beijos!

      Excluir
  7. Acabei de ler hoje o livro Fallen. Eu achei tudo de bom. Ele, no começo, me deixou meio desanimada. Porém, depois eu o devorei. Muito bom mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!